SEGURANÇA PÚBLICA NO GALO TEM 4.445 PROFISSIONAIS

Maior bloco carnavalesco do mundo conta com policiamento reforçado e ampla estrutura de apoio aos foliões durante concentração e todo o percurso da agremiação. Neste sábado (22), o governador Paulo Câmara, acompanhado do prefeito Geraldo Júlio e de secretários de Estado, visitou a Central de Operações do Carnaval, no bairro de São José, onde as forças de segurança acompanham em tempo real o que está acontecendo nas ruas da Capital e outros polos de folia

GALO CICCR 22.02.2020 5 EditadaO Galo da Madrugada conta com postos de comando integrados para monitorar todo o evento, onde atuam 4.445 profissionais de segurança pública. Eles trabalham com o compromisso de assegurar a tranquilidade dos foliões durante todo o desfile da maior agremiação carnavalesca do mundo. Com apoio de câmeras de videomonitoramento, essa atuação é monitorada em tempo real na Central de Operações do Carnaval, que funciona na sede do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Avenida Rio Capibaribe, 147, bairro de São José). Às 8h30 deste sábado, o governador Paulo Câmara, acompanhado pelo secretário Antonio de Pádua e pelo prefeito Geraldo Júlio, conferiu no local as ações desenvolvidas pelas operativas da SDS, secretarias de Estado e órgãos municipais. Na ocasião, realizou-se uma videoconferência com os Centros de Comando e Controle Regionais de Caruaru, que monitora o Agreste e Zona da Mata, e Serra Talhada, o qual recobre todo o Sertão no Carnaval.

Dos servidores empregados na segurança do Galo, 3.147 homens e mulheres são da Polícia Militar. Eles estão presentes em toda a extensão do evento e arredores, a pé e em plataformas de observação. A Polícia Civil disponibilizou 289 policiais, distribuídos nas delegacias circunscricionais, Delegacias Móveis, Central de Plantões e nos postos do Juizado do Folião. O Corpo de Bombeiros mobilizou 974 profissionais, prontos para atuar no salvamento, resgate, ações de incêndio e atendimento pré-hospitalar, contando com três caminhões de incêndio e equipes dispostas em pontos específicos, para pronta resposta.

Para o atendimento pré-hospitalar, há 10 postos médicos com 15 ambulâncias (Samu, Bombeiros e ambulâncias privadas que fazem parte da organização do evento). No salvamento, o efetivo atua na água junto com a Marinha, realizando monitoramento e vistoria das embarcações e salvamento de quem cair ou pular na água. Já a Polícia Científica atua com 35 profissionais nos principais postos de comando realizar perícias e outras atividades pertinentes às ocorrências policiais. Uma equipe extra do Instituto de Criminalística (para perícias criminais em armas e drogas) e do IML (exames traumatológicos e exames sexológicos) está de plantão no Juizado do Folião, tanto na Estação Central do Metrô quanto no Fórum Thomaz de Aquino.

FOLIÃO COM ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – Especificamente para o Galo da Madrugada, a Polícia Civil disponibilizou duas Delegacias Móveis para atendimento ao folião. Estão localizadas na Central de Registro de Ocorrência (Rua da Aurora, 487, Boa Vista) e na Praça da Independência, conhecida como Praça do Diario. Outros serviços da PCPE funcionam em regime de plantão no dia do Galo. A Central de Plantão do Denarc está na Rua da União, 217, bairro da Boa Vista; no Recife Antigo, estão abertas a Central de Registro de Ocorrência da Rio Branco e o Departamento de Polícia da Mulher (DPMUL), que ficam na Rua Alfredo Lisboa, 539, além da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual de Capturas), na Rua Itaenga, 65; pela Zona Norte do Recife, a Central de Plantões de Campo Grande funciona na Rua Odorico Mendes, 700; na Zona Oeste, a Central de Plantões de Afogados tem seu endereço na Rua João Carlos Guimarães, 136. Afora esses atendimentos presenciais, o folião pode registrar ocorrências pela Delegacia Interativa, funcionando 24 horas.

No foco do Galo, estão abertas duas unidades do Juizado do Folião: uma na Estação Central do Metrô e outra no Fórum Thomaz de Aquino. Essa ação faz parte do trabalho integrado entre o Governo de Pernambuco e Poder Judiciário Estadual. O serviço vai funcionar apenas no dia do desfile, das 13h às 22h. No mesmo espaço, estarão atuando também efetivo da PM e dos Institutos de Medicina Legal (IML), de Criminalística (IC) e de Identificação Tavares Buril (IITB), como o objetivo de agilizar o atendimento às pessoas vítimas de delitos de menor potencial ofensivo. Também prestarão o serviço o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Ministério Público Estadual (MPPE) e a Defensoria Pública.

ACESSOS CONTROLADOS – O Batalhão de Polícia de Transito (BPTran) começou a realizar interdições e varreduras já na sexta-feira que antecede o desfile, à noite, fazendo também retirada de veículos e pontos de comércios, em apoio à Prefeitura e demais órgãos envolvidos. Na Ponte Giratória, Ponte Duarte Coelho e Ponte Buarque de Macedo, evitaram o acesso de veículos e orientaram os condutores. No sábado do Galo, o BPTran está em quatro pontos bloqueio, nos principais acessos ao foco, com motocicletas e viaturas, para garantir a segurança e fluidez do trânsito.

GALO CICCR 22.02.2020 4 Editada