SDS e Prefeitura de Olinda discutem ações de segurança para o município

REUNIÃO SDS E PREFEITURA DE OLINDA (1).jpg

Entre as ações discutidas, para serem somadas ao policiamento, o melhoramento da iluminação pública e o reforço na atenção às pessoas em situação de rua

A secretária Executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, esteve reunida na manhã desta sexta-feira (22/03) com o Prefeito do Município de Olinda, Professor Lupércio, para discutir ações de fortalecimento da segurança para o município, especialmente no Sítio Histórico. O encontro aconteceu no Palácio dos Governadores, na sede da Prefeitura de Olinda e reuniu também comandantes das Operativas da SDS e secretários municipais.

Delegados da Polícia Civil e comandantes das Unidades da Polícia Militar reiteraram o compromisso das polícias com a prevenção da criminalidade na área. Eles ressaltaram a intensificação das rondas e abordagens realizadas pela PMPE, bem como o incremento verificado na produtividade da Polícia Civil, que teve aumento de 34% no número de prisões, através das Operações de Repressão Qualificada (ORQs), como também o aumento de 50% no número de inquéritos concluídos e remetidos à justiça, nesses primeiros meses de 2024, em comparação com o mesmo período de 2023.

Em sua fala, a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro, destacou a necessidade de diálogo constante com os municípios, e a importância de considerar os diversos aspectos que envolvem a Segurança Pública, citando a criação do Fórum Permanente com Secretários Municipais de Segurança Pública. Iniciativa que dialoga sobre tudo o que envolve a segurança nos municípios. “Temos uma parceria forte estabelecida com Olinda, pois todos reconhecem a importância dessa cidade para o nosso Estado, como também, no cenário nacional e internacional. Olhar que não é só meu, mas do Governo do Estado. Estamos próximos demonstrando que a segurança pública é um sistema único e integrado entre governo federal, municipal e estadual e aqui em Olinda não tem sido diferente”, argumentou a secretária.

“Além do aumento na nossa produtividade, destacamos as ações de pronta resposta, como a prisão dos envolvidos no homicídio ocorrido no bairro do Varadouro, no Carnaval, em menos de 10 dias de investigação”, frisou o delegado Paulo Gustavo, Diretor Integrado Metropolitano (DIM), que esteve na reunião representando a Chefia da Polícia Civil.

REUNIÃO SDS E PREFEITURA DE OLINDA (3).jpg

O comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco ressaltou a importância de ações integradas entre os diversos órgãos e esferas para a garantia de um melhor serviço prestado à sociedade. “Temos uma equipe muito boa, compromissada e reforçamos que onde for preciso ir, a gente vai, assumindo a nossa responsabilidade. Porém lembramos que não existe uma fórmula, mas sim um caminho e este é o da parceria. Como já tem sido feito aqui: Polícia Militar, Governo do Estado e Prefeitura”, pontuou o comandante geral da PMPE, coronel Ivanildo Torres.

Em suas considerações finais, o prefeito agradeceu a parceria com a SDS e suas forças de segurança e frisou a participação da população. “O trabalho exige esforços conjunto, tanto das autoridades quanto de toda a comunidade. Da nossa parte, aumentamos o efetivo da Guarda Municipal, em reforço para garantir a segurança no sítio histórico, em parceria com o Estado”, detalhou.

ILUMINAÇÃO – Estudo realizado pela GACE/SDS sobre a iluminação pública em Olinda mostrou a importância de haver a troca dos postes de iluminação de luz por LED. O mapeamento foi baseado na mancha criminal, que mostrou uma maior incidência de crimes em áreas ainda mal iluminadas, por toda a cidade. Em números, dos 14.500 postes mapeados que precisam ser substituídos, 1.752 estão no Sítio Histórico de Olinda.

FOTOS: Luciano Luck - Cicom/SDS

REUNIÃO SDS E PREFEITURA DE OLINDA (4).jpg