“Vidas alheias, riquezas salvar!”

WhatsApp Image 2023 07 09 at 12.13.22

Missão primordial do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco é mais uma vez demonstrada durante ocorrência para resgatar vítimas de prédio que desabou no bairro do Janga, em Paulista

Vidas alheias, riquezas salvar!” -  não é só um jargão utilizado pela corporação, mas a expressão do compromisso e total diligência do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), que demonstra o máximo empenho com as vidas durante as missões de resgate e salvamento que realiza. E não foi diferente na última sexta-feira (07/07), quando receberam chamado, nas primeiras horas da manhã, para atuarem no resgate de vítimas do prédio que desabou no Conjunto Beira Mar, situado na Rua Dr. Luiz Inácio de Andrade Lima, s/n, no Janga, em Paulista.

Foram 35 horas ininterruptas de trabalho pesado, em busca das vítimas. As equipes trabalharam incessantemente com todo esforço e espírito de corpo. Empenho que foi reconhecido pela população local, que deu as mãos ao efetivo para somar esforços na missão de resgatar as vidas atingidas pelo desabamento.

Mais de 200 profissionais do Corpo de Bombeiros e 36 viaturas atuaram no terreno durante a operação, com toda técnica, equipamentos e cuidados apropriados para que a missão do resgate tivesse o melhor desfecho. Contando inclusive com a ajuda de cães farejadores. As equipes não deixaram o local até que as 21 vítimas fossem retiradas. Desse total, tragicamente, 14 delas em óbito, e as demais com ferimentos, foram retiradas e encaminhadas para unidades hospitalares da RMR. Os bombeiros também conseguiram retirar os animais que se encontravam no local, dois cães e dois gatos.

A ação contou também com a atuação das outras forças de segurança da Secretaria de Defesa Social (SDS). A Polícia Civil, que enviou uma equipe da Delegacia do Janga, desde os primeiros momentos do ocorrido, para a realização de diligências iniciais e para auxiliar o CBMPE e a Defesa Civil que estava no local. Bem como equipes da Polícia Militar também foram encaminhadas para atuar no isolamento da área. A Polícia Científica, com o IML, para o transporte das vítimas em óbito.

A operação teve início por volta das 6h35 da manhã da sexta-feira (07) e só terminou por volta das 18h do sábado (08). Além dos órgãos da SDS, participaram do atendimento da ocorrência o SAMU, no transporte dos feridos; equipes da Defesa Civil de Paulista e de outras cidades da Região Metropolitana, além da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado,  auxiliaram o trabalho do Corpo de Bombeiros. Sem deixar de registrar o apoio da comunidade e entidades locais, com grande ato de solidariedade, em prol dos profissionais que estavam empenhados nessa grande missão de resgate.

"Queremos agradecer a valorosa contribuição que tivemos das forças amigas, entre elas as prefeituras, a Polícia Militar, o SAMU, todas as secretarias municipais que estiveram envolvidas. As igrejas da comunidade que nos deram um apoio incondicional e em especial, agradecemos a comunidade local que todo o tempo nos abraçou e nos acolheu imensamente, estando ao nosso lado, dando força e mantimentos necessários. E por fim agradecemos aos valorosos homens da corporação que estiveram aqui incansavelmente trabalhando para que a missão fosse concluída com êxito”, concluiu o coronel Luiz Augusto, que comandou o último dia da operação.

“Tenho certeza de que todos nós estamos esgotados física e emocionalmente. Mas essa é a missão do Corpo de Bombeiros. Chegar no local, contando muitas vezes com a inexperiência de voluntários, mas com vontade de acertar com a gente no grande objetivo que é salvar vidas. Estamos orgulhosos da atuação de todos aqui no terreno, afinal de contas conseguimos", comemorou o coronel Robson Roberto, que também comandou a operação, em sua fase inicial.

“Contamos com a ajuda de voluntários, muitos deles que perderam seus familiares e amigos, mas que não deixaram de estar aqui para dar informações importantes para que toda a equipe tivesse sucesso e uma eficiência operacional maior dentro do cenário que se apresentou", falou emocionado o comandante. E completou: Agradeço imensamente a todos vocês, e a sociedade pernambucana também agradece a todos vocês, por todas essas horas de trabalho, cansados, mas cumprindo a nossa missão: Vidas alheias, riquezas salvar!", finalizou.

BALANÇO FINAL DA OPERAÇÃO

OCORRÊNCIA FINALIZADA ÀS 18H.

APÓS 35H DE BUSCAS ININTERRUPTAS:

Totalizando 21 vítimas

Vítimas com vida: 03

- Sexo feminino – 65 anos - Socorrida pelo CBMPE para o Hospital Miguel Arraes;

- Sexo feminino – 15 anos - Socorrida pelo Samu para o HR;

- Sexo Feminino – 15 anos – Socorrida para o HMA;

Vítimas em Óbitos: 14

- Sexo masculino – 45 anos

- Sexo Masculino – 12 anos

- Sexo Feminino – 43 anos

- Sexo Masculino – 18 anos - Vítima retirada com vida pelos bombeiros e óbito constatado no HMA

- Sexo Masculino – 21 anos

- Sexo Masculino – 16 anos

- Sexo Masculino - 8 anos

- Sexo Feminino - 5 anos

- Mulher Trans - 19 anos

- Sexo Masculino - 40 anos

- Sexo Feminino - 37 anos

- Sexo Feminino - 40 anos

-Sexo Feminino - 6 anos

- Sexo Masculino - 9 anos

Obs: Dos óbitos, 13 vítimas foram encontradas sem vida e 01 foi resgatada com vida pelos bombeiros e teve óbito constatado no HMA.

ATENÇÃO – O Hospital Miguel Arraes (HMA/FGH) informa que recebeu um paciente proveniente do desabamento de um prédio no bairro do Janga, em Paulista. Um homem, aparentando 18 anos, chegou à unidade em parada cardiorrespiratória, tendo sido reanimado, sem sucesso.

Localizados com vida fora da Edificação: 04

- Sexo masculino – 22 anos