28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Mutirão do Alerta Celular devolve mais de 200 aparelhos

Celulares apreendidos pelas Polícias Civil e Militar foram entregues aos proprietários nesta quinta-feira (20/02), na Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) da Polícia Civil de Pernambuco

A Secretaria de Defesa Social (SDS) realizou, nesta quinta-feira (20/02), um mutirão para devolução de 200 telefones celulares recuperados após furtos e roubos na Região Metropolitana do Recife. Esse número poderia ser bem maior, uma vez que 400 aparelhos estão nas delegacias da RMR sem identificação ou localização dos proprietários. Isso seria resolvido com o cadastro, por parte dos donos, no sistema Alerta Celular, programa da SDS criado em maio de 2017 e que já ajudou a reaver quase 19 mil telefones desde então. 

Uma das beneficiadas foi Vanessa Millena Ferreira, 26 anos, que foi vítima de roubo há quatro meses, durante um show em Olinda. “Eu já tinha feito meu cadastro no Alerta Celular antes, e inclusive na festa tinha um estande para a gente cadastrar. Depois eu fui na Delegacia do Jordão e prestei o boletim de ocorrência. Nem imaginava ter o celular de volta assim rápido, foi uma surpresa. Agora falo sempre para meus amigos se cadastrarem, porque funciona”, conta.

A dona de casa Cícera Sebastiana da Conceição também saiu satisfeita com seu celular de volta, nove meses depois de tê-lo perdido em um furto em Camaragibe. “Fazia 12 dias que eu tinha ganhado o telefone como presente de aniversário. Se não fosse o trabalho de vocês, que é maravilhoso, eu não teria recebido meu celular. Foi muito bom. Que todo mundo confie e acredite na Polícia, se cadastre e venha buscar o seu também”, incentiva.

O secretário executivo de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, lembra que essa parceria com a população por meio do Alerta Celular é importante não só para proporcionar a devolução, mas também para localizar suspeitos de crimes como roubo, furto ou receptação. “É fundamental que todos realmente coloquem os seus dados e, em caso de roubo ou furto, façam o boletim de ocorrência. Porque aí sim, a partir desse momento, nas abordagens policiais a gente tem como consultar. Verificando que se trata de um aparelho roubado, a pessoa é encaminhada para a delgeacia, para também ser responsabilizada pela receptação, e a gente tem a oportunidade fazer ações como essa, devolvendo o aparelho ao legítimo proprietário”, ressalta.

ROUBO DE CELULAR EM QUEDA - Durante as entregas do Mutirão do Alerta Celular, além das devoluções aos verdadeiros donos, foram apresentadas estatísticas atualizadas de roubos e furtos de aparelhos no Estado. Somente em janeiro deste ano, a redução foi de 7% em relação ao mesmo mês de 2019, passando de 2.621 para 2.431 roubos. Ao mesmo tempo, a quantidade de telefones recuperados vem aumentando: em pleno janeiro, marcado pelas prévias de Carnaval, a recuperação desses aparelhos pelas forças de segurança do Estado subiu em 16%. Se no mês inicial de 2019 houve 724 apreensões com suspeitos de roubo ou furto, este ano foram 842.

Além disso, divulgaram-se os postos fixos de atendimento do programa nos focos de folia. São dois em Olinda (Praça do Carmo e Rua da Boa Hora) e um no Recife Antigo (Praça do Arsenal). Lá, servidores da SDS estarão realizando o cadastro no Alerta Celular e orientando os foliões sobre medidas de segurança durante o Carnaval.

COMO CADASTRAR SEU APARELHO - Ao acessar o site da SDS (www.sds.pe.gov.br), clique no banner da ferramenta Alerta Celular. No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, que o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).  Atualmente, o programa possui, em seu banco de dados, 448 mil telefones cadastrados. Estimativamente, esse número representa em torno de 5% do total de celulares existentes em Pernambuco. É preciso ampliar esses registros para dar mais efetividade ao trabalho policial.