Agosto marca o 3º mês com menor incidência de CVP

PM 1

Período de junho a agosto teve o mais baixo quantitativo de Crimes Violentos contra o Patrimônio no ano de 2023

Desde abril deste ano, Pernambuco apresenta uma estabilidade significativa nos dados de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) quando comparados com os períodos equivalentes ao ano anterior. As estatísticas divulgadas no site da Secretaria de Defesa Social (SDS/PE) registram: 4.455 em abril, 3.873 no mês de maio, 3.377 em junho, 3.169 em julho e 3.424 em agosto. Apesar do aumento em relação aos dois últimos meses (junho e julho), o comparativo entre agosto de 2022 e agosto de 2023, apresenta uma redução de 22,6%, o que equivale a 999 casos a menos que o registrado em agosto do ano passado, saindo de 4.423 (2022) para 3.424 (2023). No acumulado, o Estado também apresentou redução. De janeiro a agosto de 2022, Pernambuco contabilizou 34.327 roubos, já nos oito primeiros meses deste ano, foram totalizados 31.149, ou seja, 3.178 casos a menos que os registrados no ano passado. Tais números demonstram os esforços do trabalho integrado das forças de segurança pernambucana, que seguem atuando firmemente para reduzir os índices de criminalidade no Estado.

Desde maio, operações voltadas para coibir a atuação de organizações criminosas ganharam reforços no Estado. No mês passado,  a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou sete operações de repressão qualificada, dentre elas a Hemóstase, que desarticulou organizações criminosas, especialmente grupos que agem na modalidade de roubo de veículos, que atuavam tanto na Capital como na Região Metropolitana do Recife. Só no mês de agosto, 243 pessoas foram conduzidas em flagrante por crimes contra o patrimônio e 502 armas foram apreendidas nesse mesmo período.

REDUÇÃO DE 13,4% NOS ROUBOS DE CELULARES - Em agosto de 2023, as ocorrências de roubo de celular alcançaram uma redução de 13,4%, ou seja, 367 casos a menos do que o registrado em agosto de 2022. Com o Programa Alerta Celular, da SDS, através das polícias de Pernambuco recuperaram, entre janeiro e agosto deste ano, 8.853 celulares roubados. Desses, 1.154 aparelhos saíram das mãos de criminosos em agosto.

MULHERES - Os feminicídios caíram 20% no Estado em agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Houve oito vítimas, duas a menos do que no 8º mês de 2022. No total de janeiro a agosto, foram 47 mortes violentas motivadas por questões de gênero contra mulheres, o que representa -14,55% em relação a esse intervalo no ano anterior, quando houve 55 casos.
Apesar da redução registrada, a SDS alerta para este tipo de crime, por isso, a parceria com a Secretaria da Mulher, segue investindo em campanhas de conscientização para que a mulher denuncie logo a primeira agressão que sofre. No número de vítimas de Violência Doméstica contra Mulher em agosto de 2023 foram registrados 4.082 casos.

MAIS DE 32 MIL PRISÕES EM FLAGRANTE ESTE ANO – De janeiro até agosto, 32.750 criminosos foram presos em flagrante em Pernambuco. As Polícias Civil e Militar também conduziram 4.202 pessoas que praticaram algum ato infracional, além de terem apreendido 4.024 armas no período.

ZERO HOMICÌDIOS – Dos 185 municípios pernambucanos, 102 municípios, incluindo Fernando de Noronha, não registraram nenhum caso de CVLI em agosto de 2023.

HOMICÍDIOS – Em Pernambuco, no mês de agosto foram registradas 294 vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). No acumulado, de janeiro a agosto deste ano, o Estado totalizou 2.314 casos. Os dados consolidados sobre homicídios e outros tipos de crime nas regiões do Estado estão disponíveis no site da SDS (www.sds.pe.gov.br) sempre no dia 15 do mês subsequente.