População elogia policiamento na folia

SDS destacou 52.065 postos de trabalho das forças de segurança de Pernambuco durante a folia, incluindo o pré e o pós-Carnaval, para garantir que os foliões brinquem na paz

A presença das operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) nos focos de folia do Carnaval 2019 tem rendido elogios da população, que busca brincar na paz até a Quarta-Feira de Cinzas. O esquema de segurança do Carnaval deste ano teve um acréscimo de 12,6% em relação aos profissionais mobilizados para assegurar a tranquilidade dos foliões no ano anterior. Os recursos extra empregados para o período também aumentaram: R$ 9,5 milhões, isto é, meio milhão a mais do que em 2018.

Disposta a aproveitar cada segundo do último dia de festa nas ladeiras de Olinda, a auxiliar de serviços gerais Marcilene Carneiro dos Santos, 49 anos, curtia esta terça-feira (05/03) próximo à Praça do Carmo, onde há uma plataforma da PMPE e do Corpo de Bombeiros Militar, além de policiamento a pé e em viaturas. “Estou me sentindo muito mais tranquila este ano, o policiamento está ótimo. É o que a gente pede o ano inteiro: que no Carnaval todo mundo esteja no clima de paz”, aplaudiu a foliã, que levou marido e sobrinhos para cair no passo.

De olho na prevenção, o consultor de informática César Lins, 36, parou para cadastrar o telefone no programa Alerta Celular, da SDS, antes de circular pelos blocos. “Já tinha ouvido falar, então quando passei e vi o posto, aproveitei, já que não tenho rastreio pelo meu celular”, contou o folião.

PM E CB EM OLINDA NO CARNAVAL 2019 2Reforço policial até o pós-Carnaval - Dos 52.065 postos de trabalho ativados, 40.876 são ocupados pela Polícia Militar (PMPE), 5.754 pela Polícia Civil (PCPE), 5.251 são de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) e 184 estão destinados à Gerência Geral de Polícia Científica (GGPOC). O reforço começou em 5 de janeiro e se estenderá até 17 de março, quase duas semanas após a Quarta-Feira de Cinzas.

A maior parte dos policiais e bombeiros escalados atua no Recife, que conta com 17.633 PMs, 3.032 bombeiros militares, 1.905 policiais civis e 136 profissionais da Polícia Científica. Para o Sítio Histórico de Olinda, foram destacados 3.386 policiais militares, 1.040 policiais civis e 713 bombeiros.

Monitoramento em todo o estado - Além do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que funciona no bairro de São José, no Recife, estão ativadas unidades regionais que atuam de forma integrada nos municípios de Caruaru, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão. Todos funcionam ininterruptamente desde 7h do sábado (1º/03) até 7h da quinta-feira (07/03), com células de inteligência e videomonitoramento 24 horas, concentrando as operativas da SDS e órgãos parceiros, como prefeituras, Poder Judiciário, Metrorec, Polícia Rodoviária Federal, Grande Recife Consórcio, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Secretaria da Mulher, Celpe, Compesa, Central de Regulação de Leitos e Detran-PE.

Os Centros de Comando e Controle contam com apoio de câmeras de videomonitoramento  espalhadas pelo estado, a fim de auxiliar no trabalho preventivo e ostensivo das forças de segurança. Os polos monitorados serão os do Recife Antigo, Sítio Histórico de Olinda, polos descentralizados da capital, percurso do Galo da Madrugada, Ipojuca (RMR), Caruaru (Agreste) e Petrolina (Sertão).

Atendimento à Mulher - As operativas da segurança pública também estão de prontidão para fazer o atendimento especializado às mulheres, incluindo casos de importunação sexual previstos pela Lei nº 13.718/2018, que estipula pena de reclusão de 1 a 5 anos. Em Santo Amaro, a Delegacia da Mulher funciona 24h, enquanto na Central de Plantões de Olinda há um plantão extra da Polícia Civil com prioridade de atendimento à mulher e grupos vulneráveis. O serviço fica na sede da Secretaria de Direitos Humanos, localizada na Avenida Sigismundo Gonçalves, nº 599, no bairro do Carmo.