SDS e Prefeitura do Recife discutem planejamento estratégico das ações de segurança para o Carnaval 2024

OPCARN24 NAZIR-2.jpg

Esforço operacional conjunto visa garantir a ordem e a tranquilidade durante os festejos de Momo

Em continuidade ao planejamento estratégico com objetivo de garantir a ordem e a tranquilidade do evento mais importante do calendário de festejos do Estado, o Grupo de Trabalho Carnaval 2024 da Secretaria de Defesa Social realizou nova rodada de reuniões nesta quinta-feira (09/11). O encontro foi coordenado pela secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE), desta vez em parceria com representantes da Prefeitura do Recife.

O alinhamento entre as forças de segurança de Pernambuco e o poder executivo municipal teve como objetivo discutir as principais medidas para o Carnaval do próximo ano na capital pernambucana, incluindo o incremento na segurança e questões como logística, mobilidade, saúde, cronograma de requerimentos, vistorias, regras e ainda a solicitação de policiamento para eventos diversos, agremiações e blocos que desfilam no período do pré ao pós-Carnaval.

A secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, destacou a parceria da SDS e da prefeitura municipal, sobretudo nos eventos de maior porte realizados na cidade. “Oferecemos todo o suporte para que a cidade do Recife tenha protagonismo e, com o Carnaval, não é diferente. É uma operação complexa e considerada de alto risco, que requer um esforço operacional conjunto, fruto da muito trabalho e de um planejamento detalhado, com bastante antecedência, com foco na prevenção”, pontuou a secretária Executiva.

No ano passado, as ações da SDS foram concentradas nos 44 polos oficiais descentralizados da folia, como o Marco Zero, Guararapes e o Pátio de São Pedro, que contaram com mais de 2.800 atrações. Sem esquecer o reforço no policiamento durante o desfile do maior bloco carnavalesco do mundo: O Galo da Madrugada. Outra ação relevante da SDS é o trabalho das equipes do Programa Alerta Celular, que se concentram na Praça do Arsenal para auxiliar os foliões a cadastrarem seu aparelho de celular e, caso tenham sido vítimas de roubo ou furto, registrem boletim de ocorrência de imediato.

Estiveram presentes na reunião representantes das Polícias Militar (PMPE), Civil (PCPE) e Científica (GGPOC), bem como do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) e demais órgãos que compõem a SDS. Da Prefeitura do Recife, participaram do encontro o secretário executivo de Segurança Cidadã, coronel Felipe Nascimento; a secretária executiva de Licenciamento Urbano, Marta Lima; o secretário executivo de Controle Urbano, Sérgio Campelo; a secretária executiva de Cultura, Dedê; o gerente geral da CTTU, André Luis; e o representante da Secretaria de Saúde, Leonardo Dantas, do Samu Recife.

OPCARN24 NAZIR-4.jpg

OPCARN24 NAZIR-5.jpg