28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

SDS FIRMA PARCERIA EM PROJETO DE APOIO ÀS MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

O projeto TUA VEZ tem como objetivo oferecer condições financeiras para mulheres romperem com o ciclo de agressões

Na tarde desta terça-feira (10/03), a Secretaria de Defesa Social, assinou o Termo de Cooperação e passou a integrar o Projeto Tua Vez que conta também com ações da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, da Secretaria da Mulher do Recife e instituições como o Instituto Maria da Penha. O acordo de parceria foi assinado no gabinete do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Deputado Eriberto Medeiros.

A partir desta parceria, serão desenvolvidas ações conjuntas pelos órgãos envolvidos com o objetivo de traçar estratégias que ajudem as mulheres vítimas de violência a alcançarem autonomia financeira. A Secretaria de Defesa Social dará todo amparo necessário ao andamento do Projeto, facilitando a emissão de carteira de identidade para as mulheres e seus filhos e o acionamento da Patrulha Maria da Penha, caso necessário.

“O primeiro passo que uma mulher toma ao ser agredida é naturalmente procurar uma Delegacia de Polícia. Mas, temos que levar em conta que muitas vezes essas mulheres saem de casa apenas com a roupa do corpo e um filho debaixo do braço. Logo, é necessário algo além de um amparo policial, é preciso um acolhimento desta vítima e um fechamento deste ciclo de violências. Creio que com esse Projeto, as mulheres de Pernambuco se sentirão ainda mais amparadas e é por isso que, a SDS dará total colaboração, para que cada dia mais mulheres denunciem as agressões, para que os inquéritos sejam concluídos e os agressores julgados e condenados”, enfatizou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Estudos comprovam que 30% das mulheres que sofrem violência não denunciam, em razão da dependência econômica dos seus maridos e companheiros. Em razão disto, a Secretaria de Defesa Social, a deputada Gleide Ângelo, a ONU Mulheres, a Secretaria Estadual de Trabalho e Emprego, e a Prefeitura do Recife estão unindo forças para oferecer a estas mulheres todo o suporte necessário para que elas tenham condições de serem independentes e não se submeterem mais à violência doméstica e familiar.

O Projeto Tua Vez tem como fundamento um projeto já implantado em São Paulo, chamado “Tem Saída”.  “Traçamos este projeto porque enxergamos que muitas mulheres continuam apanhando e morrendo em razão de não terem um prato de comida para saírem de casa e darem aos seus filhos. Então, elas preferem aguentar a violência até os filhos crescerem, porém, neste meio tempo, acabam morrendo. Não adianta dizermos a vítima de violência doméstica para sair de casa e abandonar o agressor, sem dar a elas uma saída, uma opção. E daí surge o nome do Projeto: mulher, basta de violência, porque agora chegou a ‘Tua Vez’. A porta de entrada desta política pública é a polícia, porque é quem primeiro as vítimas procuram, disse a deputada estadual, Gleide Ângelo.

 

WhatsApp Image 2020 03 10 at 18.38.55     WhatsApp Image 2020 03 10 at 18.38.56