SDS intensifica ações do Programa Alerta Celular

ALERTA CELULAR 2023 2

Foi ampliada a divulgação dos benefícios da plataforma em locais como shoppings, mercados públicos, terminais integrados, praias e parques, aumentando consideravelmente o número de aparelhos cadastrados

A Secretaria de Defesa Social continua trabalhando para intensificar as ações do Programa Alerta Celular, uma das principais estratégias da SDS no combate aos crimes contra o patrimônio. Uma ferramenta importante para enfrentar e inibir a impunidade, permitindo identificar a posse ilegal desses aparelhos e facilitando a localização dos donos em possíveis casos de roubos e furtos.

Para ampliar a divulgação dos benefícios que a plataforma oferece à população, equipes do Alerta Celular realizam diversas atividades durante os finais de semana, em terminais integrados, shoppings, mercados públicos, praias e parques. Por meio de estandes onde os policiais tiram dúvidas sobre o programa, o cidadão tem a oportunidade de cadastrar seus aparelhos e, caso tenha sido vítima de roubo ou furto, registrar boletim de ocorrência.

Desde fevereiro, o Alerta Celular, com o apoio da DIM e DPO da PMPE, ampliou suas ações externas para 30 por mês. Antes, em média, eram realizadas entre 10 a 15 ações mensalmente. A iniciativa aumentou consideravelmente o número de aparelhos cadastrados. Apenas na semana carnavalesca, mais 8 mil celulares foram inseridos no sistema, quando a média mensal é de 10.500. Nos dois primeiros meses deste ano, as forças policiais recuperaram um total de 1.880 celulares.

Desde o início do Alerta Celular, já foram cadastrados 719.698 aparelhos, uma média de 9.859 aparelhos por mês e 333 por dia. Com o cadastro no programa, o proprietário do aparelho permite que, em caso de ser vítima de roubo ou furto, as polícias possam encontrar o item subtraído. Nas abordagens a suspeitos, os policiais verificam se o IMEI dos celulares encontrados correspondem a algum aparelho cadastrado no sistema, e se há queixa de furto ou roubo. Por isso, também é necessário registrar o boletim de ocorrência na Delegacia pela Internet (servicos.sds.pe.gov.br/delegacia) ou em qualquer delegacia da Polícia Civil.

COMO CADASTRAR SEU APARELHO - Para começar a proteger seu celular, basta acessar o site alerta.sds.pe.gov.br, fazer o cadastro e, depois, clicar no ícone do Alerta Celular. No formulário, o usuário precisa informar o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel), que é uma série de códigos numéricos que todo aparelho possui, com registro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Esse número se obtém com uma consulta à nota fiscal ou à caixa do aparelho. Além disso, é facilmente encontrado usando o teclado do próprio celular: basta digitar *#06#, e o código aparecerá na tela (uma série de 15 dígitos).

PRÓXIMAS AÇÕES DO ALERTA CELULAR:

DIA 17/03, SEXTA-FEIRA (Recife Antigo 17h às 01h; Orla de Boa Viagem 15h às 23h; Shopping Guararapes 14h às 22h; Shopping North Way 11h às 19h; Shopping Camará 14h às 22h).

DIA 18/03, SÁBADO (Praça de Abreu e Lima 08h às 16h; Polo do Pilar 08h às 16h; Feira de Itapissuma 07h às 15h; Feira de Araçoiaba 07h às 15h; Shopping Igarassu 08h às 16h).

DIA 19/03, DOMINGO (Orla da Boa Viagem 08h às 16h; TI do Barro 08h às 16h; Parque da Jaqueira 07h às 15h; Shopping Patteo 12h às 20h; Orla de Olinda 8h às 16h; Centro de São Lourenço da Mata 08h às 16h; Ciclovia do Paiva 08h às 16h

ALERTA CELULAR 2023 SITE 3

ALERTA CELULAR 2023 SITE 1