GT Carnaval realiza a última vistoria do percurso do Galo

Ação das operativas da SDS, junto com órgãos de controle urbano e concessionárias de serviços públicos, tem como objetivo garantir que os foliões possam trafegar com segurança nos 4,5 km do desfile da agremiação, no Centro do Recife

As operativas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) realizaram, nesta segunda-feira (17/02), a última inspeção integrada nas vias por onde passará o Galo da Madrugada, cujo desfile acontece no próximo sábado (22/02). Representantes do Corpo de Bombeiros Militar e Polícias Militar, Civil e Científica, além de órgãos de fiscalização e controle urbano do Recife, percorreram os 4,5 quilômetros por onde passarão os trios elétricos. No caminho, verificaram camarotes, marquises, fachadas, pavimentos e palcos montados para a festa, nos bairros de São José e Santo Antônio, área central da capital pernambucana.

VISTORIA GALO 2020 6Além do Grupo de Trabalho do Carnaval da SDS, participaram a Guarda Municipal do Recife, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a Diretoria de Controle Urbano do município (Dircon), a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) e representantes de empresas de telefonia móvel e TV a cabo.

"É nosso maior evento de Carnaval, então por isso a gente precisa dessa atenção especial. Eu agradeço desde já a presença de todos os órgãos aqui representados, e o GT Carnaval da SDS conta com a colaboração de todos até a data da operação propriamente dita, no dia 22 de fevereiro", afirmou o tenente-coronel Barros, um dos membros do GT Carnaval da SDS.

Ainda no início da vistoria, houve duas interdições. A primeira, na Rua Brito (entre a Avenida Sul e a Rua Imperial), deve-se à construção de um palanque sobre um hidrante na calçada. Próximo dali, já na Rua Imperial, a Diretoria de Controle Urbano (Dircon) do município interditou o imóvel de número 1.190 devido ao mau estado de conservação. Na noite anterior, as equipes já haviam avaliado a altura da fiação elétrica, a fim de evitar qualquer acidente na passagem dos trios.

O percurso vistoriado inclui, ainda, a Avenida Dantas Barreto, a Avenida Guararapes e a Rua do Sol. Durante os trabalhos desta segunda-feira, foram avaliados também o uso do solo por parte dos camarotes e moradores, a acumulação de entulho, buracos em calçadas e vias públicas, bem como outros imóveis em situação de risco. "Estamos integrados para dar segurança ao folião e deixar o trajeto com todas as condições para o desfile", destaca o tenente-coronel Erick Aprígio, que coordenou o trabalho. O vice-presidente do Galo, Rodrigo Menezes, agradeceu o empenho dos órgãos envolvidos na fiscalização. "Isso contribui para garantir o sucesso do Galo", afirmou.

Desde agosto de 2019, o GT Carnaval da SDS vem se reunindo com representantes das agremiações do Recife e das demais cidades da Região Metropolitana para alinhar o planejamento e estratégias para o Carnaval. Os responsáveis pelas agremiações puderam solicitar reforço no policiamento desde o período pré-Carnaval até uma semana após o encerramento oficial dos festejos. Ao todo, houve 2.817 pedidos para o Carnaval 2020.

VISTORIA GALO 2020 2     VISTORIA GALO 2020 1