28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Operação Noronha: esforço integrado gera saldo positivo

Na 1ª fase, que aconteceu nos primeiros 12 dias, ação do Governo do Estado computou números ainda mais positivos para o arquipélago

Iniciada em 01 de setembro, a primeira fase da Operação Noronha apresentou indicadores positivos para a segurança pública. O saldo foi verificado a partir das ações desempenhadas, entre os dias 01 e 12/09, no arquipélago Fernando de Noronha, por integrantes das Polícias Militar, Civil e Científica, além de homens do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito (Detran). Ao todo, 23 agentes públicos desses órgãos atuaram na ilha, com atividades preventivas e de fiscalização.

Entre as unidades especializadas da Polícia Militar, a utilização do efetivo da 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente, (CIPOMA) e do Batalhão de Trânsito (BPTran), atuando especificamente no controle e fiscalização na Ilha, por meio de abordagens e reforço em blitz do Detran.
Nove viaturas, sendo quatro motos e cinco carros deram apoio ao efetivo durante a Operação.

Entre os números apurados, a realização de nove palestras preventivas, levando orientação de segurança para ilhéus e visitantes; a realização de nove blitzes de trânsito, entre elas, duas da Lei Seca. A abordagem de 617 veículos de passeio; 125 motos e ciclomotores, 39 táxis e quatro ônibus, todos devidamente revistados, juntamente com seus condutores.

Durante as abordagens, três veículos, oito CNHs e três CRLVs foram recolhidos, por haver irregularidades e 14 multas por alcoolemia foram aplicadas, a partir dos testes realizados em 382 pessoas, das 447 abordadas. Apenas 14 delas recusaram se submeter ao bafômetro. Além da fiscalização no trânsito, foram realizadas vistorias em bares, restaurantes e similares. Ao todo, 45 vistorias técnicas foram feitas pelo Corpo de Bombeiros, resultando em 29 notificações expedidas para esses estabelecimentos. Além desses, os bombeiros militares também vistoriaram 154 pousadas e similares de Noronha, resultando na expedição de 62 notificações.

OUTROS NÚMEROS DA OPERAÇÃO


Realização de 27 laudos Periciais, 32 Perícias de Identificação veicular e 52 Vistorias Veicular/Nada Consta.