Forças de segurança de PE atuam no Encontro de Maracatus Rurais

As Polícias Civil, Militar e Científica, além do Corpo de Bombeiros, atuam de forma integrada no reforço do policiamento e no atendimento às ocorrências nos polos de folia de

Distante 70 quilômetros do Recife, a cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte pernambucana, é palco do grande encontro de maracatus rurais na Segunda-feira de Carnaval. Com o compromisso de garantir a tranquilidade dos pernambucanos e turistas admiradores da festa, as Polícias Civil, Militar e Científica, além do Corpo de Bombeiros atuam de forma integrada no reforço do policiamento e no atendimento às ocorrências nesse tradicional polo de folia do Interior.

MARACATUS NAZARÉ 24.02 2O governador Paulo Câmara e o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, acompanharam a folia dos maracatus durante visita a Nazaré da Mata, na manhã desta segunda-feira (24/02). “A segurança pública está trabalhando para fazer do Carnaval multicultural de Pernambuco uma festa alegre e tranquila para todos”, disse o titular da SDS.

As primeiras ações de segurança para Nazaré da Mata são vistas já nas rodovias estaduais que levam ao município. O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) atua no patrulhamento ostensivo, com abordagens, orientação a condutores e monitoramento dos acessos à cidade, a fim de garantir a fluidez do trânsito e a segurança da viagem.

A pé e motorizados, os policiais militares do 2° Batalhão, responsável pelo policiamento em Nazaré da Mata, se fazem presentes com o Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI/2°BPM) e têm o apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Para auxiliar o trabalho preventivo e ostensivo das polícias durante a folia na Mata Norte, a SDS ativou o Centro Regional de Comando e Controle do Agreste, sediado em Caruaru, que monitora e direciona o policiamento para os locais de ocorrências com mais celeridade.

MARACATUS NAZARÉ 24.02 1Já o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco atua com equipes prontas para o atendimento pré-hospitalar, com apoio de posto de médico e ambulâncias.

Os foliões de Nazaré contam ainda com uma Delegacia Móvel da Polícia Civil funcionando em regime de 24 horas para o registro de boletins de ocorrência, TCOs e autos de prisão em flagrante. O folião pode procurar também a DP de Nazaré, que está funcionando 24 horas. Policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil também estão nos polos de folia da cidade.

As delegacias trabalham de forma integrada com a Polícia Científica, que reforçou os plantões da Unidade Regional da Mata Norte, sediada no próprio município, para ocorrências relativas ao Carnaval de Nazaré da Mata.

Visita à Casa da Rabeca – Após visitar a Mata Norte, a comitiva do governador foi, no início da tarde, à Casa da Rabeca, no bairro da Cidade Tabajara, em Olinda, conferir o Encontro de Maracatus de Baque Solto, com apresentações de maracatus rurais, bois, cavalos marinhos e caboclinhos.