Polícia Militar de Pernambuco celebra 194 anos

Corporação, criada por decreto de D. Pedro I em 1825, aproxima-se dos dois séculos de história comemorando, em cerimônia no Teatro Guararapes, avanços como a ampliação do efetivo e a expansão de sua presença no Estado

A Polícia Militar de Pernambuco comemora, nesta terça-feira (11/06), 194 anos de dedicação à segurança dos cidadãos no Estado. A solenidade tem início às 16h30, no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda. O governador Paulo Câmara, o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e o comandante da corporação, coronel Vanildo Maranhão, estarão à frente da cerimônia.

Essa celebração será marcada por homenagens, com a entrega da principal comenda da corporação, a Medalha Pernambucana do Mérito Policial Militar, a 204  autoridades civis e militares que atuaram de forma a fortalecer o trabalho da instituição. Também será uma ocasião para lembrar dos avanços que a PMPE vem acumulando ao longo dos últimos anos, contribuindo de maneira decisiva para os 21 meses consecutivos de redução nos roubos e 18 meses seguidos de queda nos homicídios contabilizados em Pernambuco até abril deste ano.

“É com imensa satisfação que exaltamos a quase bicentenária Polícia Militar de Pernambuco, que tem merecido atenção prioritária nas políticas integradas de segurança pública. Somente nos últimos quatro anos, conseguimos levar pela primeira vez batalhões com unidades especializadas da PMPE para o interior, implantando o 1º BIEsp em Caruaru e o 2º BIEsp em Petrolina; expandimos o policiamento com o 26º Batalhão em Itapissuma e mais três companhias independentes instaladas na Zona da Mata, no Agreste e Sertão, respectivamente em Tamandaré, Lajedo e Araripina; e ainda convocamos 5.500 novos policiais para fortalecer a segurança da população. Diante do trabalho incansável que essas e todas as unidades da corporação realizam, é imprescindível sublinhar que a PMPE dignifica nosso Estado e é um orgulho para os pernambucanos”, destaca o secretário Antonio de Pádua.

A cerimônia no Teatro Guararapes será o ponto alto de uma série de eventos comemorativos ocorridos desde a última semana: o tradicional tributo aos PMs tombados na luta contra a criminalidade; a entrega de insígnias aos policiais recentemente promovidos; ato ecumênico; concerto musical; abertura do museu do Quartel do Comando Geral, no Derby; a Corrida Guararapes; e uma animada partida de futebol em homenagem ao primeiro jogo disputado no Estado, no campo do quartel. O embate se deu entre uma seleção da PM e o sub 20 do Sport, clube que participou do jogo de 1905, diante de uma equipe de ingleses.

HISTÓRIA – A PMPE foi criada por decreto imperial, assinado em 11 de junho de 1825, pelo imperador D. Pedro I, que criou um Corpo de Polícia destinado a servir à segurança pública da cidade do Recife. Esse documento histórico está exposto no Salão de Honra do Quartel do Comando-Geral.

O então Corpo de Polícia surgiu no contexto da Confederação do Equador, movimento republicano revolucionário ocorrido em Pernambuco, em 1824. Era composto de um efetivo inicial de 320 homens e constituído por um Estado-Maior, uma Companhia de Cavalaria e duas de Infantaria. Seu primeiro quartel era sediado no Pátio do Paraíso, no Recife, onde hoje passa a Avenida Dantas Barreto. Considera-se como primeiro comandante da corporação o tenente-coronel de 1ª linha do Exército Antônio Maria da Silva Torres.

GERAL PMPE 11.06 3 Editada