Segurança reforçada no Agreste com a Operação Têxtil

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) anunciou nesta quinta-feira (07/11), no Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe, os detalhes da operação, que envolve mais de 800 policiais no polo de confecções do Estado. Intensificação do policiamento nos três municípios e nas principais rodovias de acesso prossegue até o fim do ano

O movimento no polo de confecções de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, triplica com a proximidade das festas de fim de ano: o número de pessoas circulando chega a passar para 240 mil por fim de semana entre novembro e dezembro. Para garantir a segurança nas feiras dos três municípios, a Secretaria de Defesa Social do Estado (SDS) lança a Operação Têxtil 2019. É o maior reforço de segurança na área, com o envolvimento de 646 policiais militares e 174 policiais civis. Para detalhar a operação, o secretário executivo de Defesa Social do Estado, Humberto Freire, recebe a imprensa às 14h desta quinta-feira (07/11), na Delegacia Móvel do Moda Center Santa Cruz, localizado no bairro Bela Vista, em Santa Cruz do Capibaribe.

Em todos os sábados, domingos e segundas-feiras desde 2 de novembro até 30 de dezembro, equipes do 24º e do 4º Batalhões da PMPE, da Polícia Civil (PCPE), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE) e da Gerência Geral de Polícia Científica estarão atuando com equipes ampliadas na Operação Têxtil. São nesses dias da semana que acontecem as feiras do polo têxtil nas três cidades abrangidas. No policiamento ostensivo, serão empregados efetivos não apenas do 24º BPM, mas também do 1º Batalhão Integrado Especializado de Policiamento (1º BIEsp) - que inclui a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicleta (Rocam) e a Radiopatrulha - e o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv).

OPERAÇÃO TÊXTIL 08.11 2"O policiamento está agindo de maneira estratégica para prevenir e reprimir crimes não apenas nos polos de venda de confecção, mas também nas vias de acesso, como as rodovias PE-160, PE-145, PE-120, PE-90 e, numa parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-104. Atuaremos como forças integradas para que comerciantes, clientes, turistas e moradores circulem com tranquilidade", destaca Humberto Freire. Além disso, a fim de agilizar a investigação criminal, a PCPE instalou duas Delegacias Móveis — uma no Parque das Feiras de Toritama e outra no Moda Center de Santa Cruz do Capibaribe — e conta com um posto avançado na Feira de Caruaru.

Pelo Corpo de Bombeiros, estarão de prontidão equipes com viaturas para combate a incêndio, salvamento e resgate. Ao mesmo tempo, o CBMPE promove ações educativas e preventivas de segurança contra incêndio e evacuação de pessoas nas áreas das feiras de confecção.

REDUÇÃO NOS ROUBOS — Mesmo antes da Operação Têxtil, os três municípios alcançados por esse reforço no policiamento já vêm vivenciando um 2019 com menos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). De janeiro a setembro de 2019, os casos de roubo caíram em 35,2% em Santa Cruz do Capibaribe na comparação com o mesmo período de 2018. Queda significativa também em Toritama, com -25,14%, e em Caruaru, que chegou a -15,8%.