28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Junho Violeta: Mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

9fc201da-d347-4a0a-a4b8-f7a455be3039.jpg

Junho Violeta: Mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

O mês traz o alerta sobre a violência cometida contra os idosos

O mês de junho é marcado pelo combate a um ato recorrente: a violência contra pessoas idosas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, a violência contra os idosos se refere a “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

E as forças de segurança, por meio da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS), levantam a bandeira do Junho Violeta, em busca de assegurar um ambiente seguro e respeitoso para nossa população idosa. A violência não é só física. A violência contra a pessoa idosa consiste em ações ou omissões cometidas, que prejudiquem a sua integridade física e emocional, impedindo o desempenho do seu pleno papel social. Vale ressaltar, que a violência contra os idosos tem muitas faces, como: violência física, psicológica, patrimonial, sexual e também a negligência, além do abuso financeiro e discriminação.

"Os crimes de maiores incidências são maus-tratos e apropriação de bens e rendimentos. Por isso, procurar a Delegacia do Idoso e denunciar todo e qualquer tipo de violência contra eles, é a principal forma de garantir os seus direitos", destaca Evelton Xavier, delegado da Delegacia do Idoso.

É preciso romper o pacto de silêncio, sendo necessário que familiares, cuidadoras(es), profissionais e vizinhos fiquem atentos a qualquer sinal que desperte estranheza, já que, mesmo que constantes, as agressões podem não deixar marcas visíveis.

O Ministério dos Direitos Humanos disponibiliza o Disque 100, canal de denúncia anônima, que funciona em todo país, 24 horas por dia, nos sete dias da semana, de forma gratuita. Pernambuco também conta com o Disque Denúncia Estadual, através do telefone (81) 3421-9595. E para denúncias presenciais, a Delegacia do Idoso, localizada na Rua da Glória, 301, no bairro da Boa Vista, funciona de segunda a sexta e pode ser contatada pelo número (81) 3184-3772. Mas, em caso de emergência policial, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190.