Segurança no Galo: governador e secretários reúnem-se no CICCR

Acompanhado do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e demais secretários, Paulo Câmara conferiu planejamento da SDS para garantir a segurança em Pernambuco no Carnaval 2019

O governador Paulo Câmara e o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, reuniram-se neste Sábado de Carnaval (02/03) com secretários de governo e membros das operativas da SDS no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), no bairro de São José, Centro do Recife. A visita contou com a presença da primeira-dama do estado, Ana Luiza Câmara, da vice-governadora Luciana Santos e do prefeito do Recife, Geraldo Julio.

CICCR CARUARU CARNAVAL 02.03.2019É no CICCR que as forças de segurança do estado coordenam o trabalho preventivo e ostensivo que busca garantir a tranquilidade dos foliões, por meio de videomonitoramento. Na ocasião, foi realizada uma apresentação sobre o planejamento da SDS para o Carnaval, além de uma videoconferência com as duas unidades regionalizadas do CICCR no Agreste e Sertão, instaladas pela primeira vez durante os festejos carnavalescos. Elas funcionarão, assim como o CICCR, ininterruptamente até as 7h da quinta-feira (07/03), com células de inteligência e videomonitoramento 24 horas.

Para assegurar um Carnaval de paz em todas as regiões de Pernambuco, foram ativados 52.065 postos de trabalho dos efetivos das Polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar. Um investimento de R$ 9,5 milhões feito pelo Governo de Pernambuco apenas na área de segurança pública, meio milhão a mais do que em 2018.

O prefeito Geraldo Julio elogiou o compromisso e o trabalho integrado que é realizado. “Fiquei emocionado ao entrar nessa sala de videomonitoramento e rever amigos de trabalho da época em que atuei no Pacto pela Vida. Quero agradecer, em nome do cidadão recifense, pela atuação de altíssimo nível realizado pela segurança pública no âmbito do pacto, a política pública de segunda melhor estruturada e mais bem sucedida do país", salientou.

O governador Paulo Câmara aproveitou a reunião para reconhecer a dedicação de todos os servidores que estão trabalhando a fim de proporcionar um Carnaval de paz em todas as regiões de Pernambuco. "Quero agradecer o planejamento e pedir empenho a todos para que possamos fazer uma festa muito bonita e pacífica, combatendo qualquer agressão às mulheres. Feliz Carnaval a todos!”, destacou.

CICCR SERRA TALHADA CARNAVAL 02.03.2019O secretário de Defesa Social do estado reforçou que as operativas da SDS estão preparadas para atender os cidadãos durante toda a festividade. "As polícias estão integradas, distribuídas em todo o Estado, de prontidão para prevenir e dar respostas rápidas. Ampliamos os centros de monitoramento e as primeiras informações são de absoluta tranquilidade na Região Metropolitana, Agreste, Zona da Mata e Sertão", afirmou.

REFORÇO DA SDS NO GALO - Somente durante o desfile do Galo da Madrugada, neste Sábado de Zé Pereira, 4.429 profissionais estarão atuando na segurança dos foliões, dos quais 3.144 pertencem aos quadros da Polícia Militar de Pernambuco, 974 atuam pelo Corpo de Bombeiros, 257 integram o efetivo da Polícia Civil e 54 são da Polícia Científica.

Para atender ao público, estão instalados dois Postos Integrados de Segurança, onde funcionará integrado às operativas da SDS o Juizado do Folião, em uma parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Um dos postos fica no Fórum Thomaz de Aquino, na Avenida Martins de Barros, bairro de Santo Antônio, e o segundo funciona na Estação Central do Metrô, bairro de São José.

Além disso, o CICCR estará concentrando as operativas da SDS e órgãos parceiros no sábado do Galo e nos demais dias de Carnaval, agrupando ainda prefeituras, Poder Judiciário, Metrorec, Polícia Rodoviária Federal, Grande Recife Consórcio, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Secretaria da Mulher, Celpe, Compesa, Central de Regulação de Leitos e Detran-PE.