Cerimônia de formatura do COTE III, da Polícia Civil, é marcada pela emoção

CONCLUSÃO CURSO COTE III (5).jpg

Um total de 10 formandos passaram a integrar a excelência das forças policiais do Estado

Num evento marcado pela emoção, 10 profissionais das forças de Segurança de Pernambuco passaram oficialmente a integrar a excelência das forças policiais do Estado. A cerimônia de formatura do Curso de Operações Táticas Especiais III (COTE III), da Polícia Civil, foi realizada nesta quinta-feira (21/12), com a presença do secretário da SDS, Alessandro Carvalho, acompanhado da chefe e do subchefe da PC, Simone Aguiar e Mauro Cabral, respectivamente, e demais autoridades da Segurança do Estado.

A conclusão do curso aconteceu na sede do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE), em Olinda, onde os formandos vivenciaram um momento especial, ao lado dos familiares. Inicialmente, 46 pessoas se inscreverem para integrar o Comando, dos quais 22 passaram na prova de resistência física. Ao longo do curso, com treinamentos em Brasília e no Rio de Janeiro, restaram 10 pessoas, sendo dois delegados, cinco agentes, dois policiais rodoviários federais e um agente da Polícia Civil da Paraíba.

Num período de 100 dias, o grupo foi testado física e psicologicamente, incluindo também a fase técnica, com instruções de múltiplas disciplinas, tais como tiro policial, combate em ambiente confinado e patrulha urbana, dentre outras. Agora, estão aptos a atuarem em missões de alto risco, em prol da segurança pública pernambucana.

Em sua fala, o secretário da SDS, dirigiu-se aos formandos, destacando o esforço e a dedicação de todos para chegarem até a etapa final do curso. “Sabemos que não foi fácil chegar até aqui. Essa equipe especial deve cumprir sua missão com toda a capacidade que têm, para a garantia da segurança da sociedade. Por isso, desejo boa sorte a todos nessa nova etapa de vida”, afirmou o secretário. A chefe da PC, Simone Aguiar, por sua vez, agradeceu as parcerias que são fundamentais para a segurança pública, bem como destacou o orgulho que sentiu de todos os 10 formandos, exaltando a única mulher do grupo, a primeira policial civil formada pelo COTE em Pernambuco, Luana Calado Bezerra. .

“Esse curso para mim tem uma simbologia muito grande. Desde que ingressei na Polícia Civil, venho sonhando com este momento. É uma realização tanto profissional quanto pessoal. É também uma maneira de honrar a minha mãe, a pessoa que mais amo, meu orgulho, que me ensinou a ser uma mulher guerreira e determinada e sempre me incentivou a ser o que eu quisesse na vida”, declarou Luana Calado.

Também estiverem presentes na solenidade a corregedoran geral da SDS, Mariana Sousa; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco, Alexandre Rodrigues Silva; do Comandante do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, coronel Luciano  Alves; do prefeito de Olinda, Professor Lupércio; do secretário de Administração Penitenciária do Estado da Paraíba, João Alves; de representantes do Consulado Americano no Recife e demais autoridades militares e civis.

FOTOS: Carlos Medeiros - Cicom/SDS

CONCLUSÃO CURSO COTE III (8).jpg