Governo apresenta resultados do Em Frente Brasil ao Ministério da Justiça

Governador Paulo Câmara, ao lado do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, recebeu nesta segunda-feira (21/10) o ministro Sérgio Moro no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, durante visita técnica do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta

O governador Paulo Câmara, ao lado do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádia, recebeu nesta segunda-feira (21/10) o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. A comitiva do governo federal veio a Pernambuco para sua primeira visita técnica ao município de Paulista (Região Metropolitana do Recife), que desde 29 de agosto é uma das cinco cidades brasileiras a desenvolver a iniciativa piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, o Em Frente Brasil.

Às 9h30, equipes do Governo de Pernambuco, Prefeitura do Paulista e do Ministério da Justiça e Segurança Pública reuniram-se no auditório do Centro Administrativo do Município, localizado no bairro de Maranguape I. Na ocasião, foram apresentados os resultados do Pacto Pela Vida em Paulista, política integrada desenvolvida pelo Governo de Pernambuco que desde 2017 vem apresentando queda significativa nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs).

"De 1º de setembro a 15 de outubro de 2019, conseguimos uma redução de 25% nos homicídios em relação ao mesmo período de 2018, além de -33,41% nos casos de roubo. Mas a redução já vem sendo verificada o ano todo. De janeiro a setembro, por exemplo, houve queda de 33,65% nos homicídios em relação ao mesmo período de 2018, e se compararmos com 2017 a diferença é ainda maior: -59,4%. Isso atesta que as estratégias integradas adotadas pelo Pacto pela Vida têm dado resultado efetivo à segurança em Paulista, assim como em todo o Estado. Iniciativas que potencializem esse trabalho, como é o programa federal, só têm a somar em benefício da tranquilidade do cidadão", ressaltou o secretário Antonio de Pádua.

EM FRENTE BR PAULISTA 21.10 3Em seguida, as autoridades entregaram certificados do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido pela SDS através da Polícia Militar, a 42 estudantes do 1º ao 7º ano do ensino fundamental de escolas municipais de Paulista, em solenidade no auditório da Escola Estadual Professor Arnaldo Carneiro Leão. Ainda em Paulista, a comitiva federal conheceu as instalações do Centro Integrado de Segurança, que integra a Força Nacional com as Polícias Civil, Militar e Científica do Estado, além da Guarda Municipal, nas ações do Em Frente Brasil.

À tarde, o ministro foi recebido no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), da SDS, onde o secretário Antonio de Pádua e o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire, detalharam os dados do Em Frente Brasil. "Precisamos trabalhar juntos, compartilhando dados e inteligência, e assim os resultados aparecem. Fico muito feliz de saber que os números já vinham melhorando com o tempo, e vamos diminuir ainda mais com o programa. Nosso desafio é consolidar esses avanços e melhorá-los, transformando cidades em locais onde o cidadão pode sair nas ruas sem medo de ser vítima de crimes", afirmou Sérgio Moro.

Para o governador Paulo Câmara, trata-se de uma parceria necessária, em benefício da população. “São tantos anos da exitosa política do Pacto Pela Vida, criado em 2007, e que se ressentia, nessa parceria já existente com os Poderes Legislativo e Judiciário, o Ministério Público Estadual e vários municípios, uma maior integração com a União. Isso chega agora, através desse programa. É uma semente a ser plantada, que acreditamos, confiamos, que temos a certeza de que se continuarmos com esse foco, com essa integração e, mais na frente, com o desenvolvimento também junto às políticas de prevenção, podemos ter resultados muito satisfatórios, que devem ser replicados em todos os municípios brasileiros”, argumentou.

Além das polícias Militar, Civil e Científica do Estado e do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, o Em Frente Brasil conta com a Força Nacional, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Guarda Municipal de Paulista, contando com a participação de mais de 400 profissionais dessas forças de segurança. Paulista foi uma das cinco escolhidas no país, ao lado de São José dos Pinhais (Paraná), Goiânia (Goiás), Ananindeua (Pará) e Cariacica (Espírito Santo) para o programa piloto, a partir de critérios como ranqueamento da violência, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e aderência dos governos locais.