28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Monitor da Violência do G1: PE foi o Estado que mais reduziu homicídios

Segundo levantamento nacional realizado pelo portal de notícias G1 em parceria com USP e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Pernambuco teve a maior redução de CVLIs tanto em percentual (-23%) como em números absolutos (-1.257 casos) no Brasil em 2018, comparando-se com 2017

 

Pernambuco é o estado brasileiro que alcançou a maior redução de homicídios em 2018 em relação a 2017, tanto em números absolutos quanto em termos percentuais. A notícia é destaque desta quarta-feira (27/02) no projeto Monitor da Violência, do portal nacional de notícias G1. A queda de 23% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) representou um total de 1.257 vidas salvas em Pernambuco, passando de 5.427 para 4.170 homicídios.

 

Apenas outras cinco unidades da federação obtiveram índice superior a 20% na diminuição dos crimes contra a vida: Alagoas (-22,5%), Acre, Santa Catarina (ambos com -22,1%), Minas Gerais (-21,8%) e Espírito Santo (-21,2). O levantamento destacou, ainda, a significativa retração de 47,6% nos latrocínios (roubos seguidos de morte) em Pernambuco no período analisado.

 

Assista aqui ao vídeo do G1

 

Leia aqui a notícia do G1

 

“Essa redução é fruto de muito investimento e muito trabalho. Ao longo de 2017 e de 2018, o governo do estado fez grandes investimentos na área de segurança. Foi o maior investimento da história de Pernambuco nessa área. Foram construídas novas estruturas para a Polícia Militar, com batalhões no interior, criação de novas estruturas de delegacias especializadas. Também fizemos investimento em pessoal. Fizemos a contratação de mais de 1,5 mil novos servidores da área policial”, afirma à reportagem o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua.

 

“Nós tivemos condições, mesmo com a crise, de manter programas importantes como o Atitude, que trabalha justamente na prevenção para usuários de drogas. Investimos muito nas escolas de tempo integral para ampliar a condição dos alunos da rede pública de cursarem um curso integral e levar a eles um convívio com a educação, com a cultura, com os esportes”, salientou o governador Paulo Câmara ao G1. “Nós temos condições, em 2019, de ter o melhor ano de toda a história do Pacto Pela Vida e esse é nosso objetivo, um trabalho com foco, com meta, com resolutividade na questão dos homicídios”, completou.

 

O Monitor da Violência analisa as estatísticas da segurança pública em todo o país, numa parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.