7 viaturas são destinadas para as operações de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros

NOVAS VIATURAS CBMPE CARLOS MEDEIROS 4

Novas ambulâncias entregues pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, vão beneficiar atendimentos em situações de trauma. Cães que atuam na busca de vítimas de desastres como desabamentos e deslizamentos podem ser melhor transportados

Com o lançamento do Juntos pela Segurança, o Governo de Pernambuco realizou a entrega de 200 novas viaturas, das quais 7 representam uma importante aquisição para o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Entre os veículos, estão 6 ambulâncias para utilização das equipes de Atendimento Pré-Hospitalar, e 1 viatura Auto Busca e Salvamento com Cães, para transportar os animais que auxiliam o trabalho dos bombeiros.

Para garantir o transporte mais seguro com agilidade das equipes, as novas viaturas de Auto Resgate (AR) contam com sistema de controle de instabilidade, que mantém o carro mais estável durante curvas, e indicador de frenagem de emergência, para resposta mais imediata à necessidade de freio. Os veículos usados para socorrer a população são equipados com rádio, maca, ar-condicionado, cones para isolamento de área, fadó (sirene) e espaço para ferramentas de desencarceramento, fundamental em ocorrências com vítimas presas em ferragens.

"É com muita alegria que o Corpo de Bombeiros recebe essas viaturas, que são essenciais no atendimento à população e serão distribuídas para todo o Estado, para que os pernambucanos tenham maior acesso aos serviços prestados pela corporação", reforça o Coronel Luciano Fonseca, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. As ambulâncias vão transportar socorristas que atendem ocorrências de traumas, como vítimas de acidentes de trânsito, capotamento, pessoa presa em ferragens, afogamento, choque elétrico, queda de altura.

SALVAMENTO COM CÃES - Entre as 7 viaturas entregues pelo Governo de Pernambuco, 1 é destinada especialmente ao Grupamento de Bombeiros de Salvamento (GBS), localizado no município de Abreu e Lima, para o transporte dos cães que auxiliam os bombeiros militares em ocorrências de desaparecidos em mata, áreas de deslizamento, desmoronamentos, dentre outros desastres. “Um dos pontos mais positivos dessa nova viatura é que ela tem uma refrigeração exclusiva para o compartimento dos cães, o que é muito importante para que eles cheguem ao cenário de desastre aptos para operar na busca em nível de excelência”, explica o Subcomandante do GBS, Major BM Antônio Barbalho.

Segundo o bombeiro militar, a refrigeração proporcionada pelo novo veículo evita que os “heróis de quatro patas” cheguem ao local com temperatura corporal elevada e com sensilbilização para odores reduzida. “Os cães usam todos os sentidos na busca de vítimas, mas a gente frisa o sistema olfativo pelo excelente potencial. Pesquisas científicas provam que enquanto o ser humano tem 5 milhões de receptores olfativos, em média, os cães têm 250 milhões. Então a população só tem a ganhar com esses parceiros sendo deslocados num transporte mais adequado”, reforça Barbalho.

Fotos: Carlos Medeiros/ CICOM-SDS

NOVAS VIATURAS CBMPE CARLOS MEDEIROS 1