Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco comemora 134 anos

Durante evento online, 160 pessoas receberam a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar, a mais alta condecoração da operativa

site 14.jpg  site 13.jpg

site 18.jpg  site 1.jpg

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) comemorou os 134 anos de existência, nesta quarta-feira (20), em evento online. Para marcar a data, 160 pessoas, entre militares e civis, foram homenageadas com a Medalha Pernambucana do Mérito Bombeiro Militar, a exemplo do secretário-executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza.

A comenda é a mais alta condecoração do CBMPE e é destinada para pessoas que tenham prestado relevantes serviços à corporação visando o bem-estar da sociedade. Ela foi criada pelo decreto estadual 19.377/1996 e a outorga da comenda é feita por meio de ato do governador de Pernambuco.

“Em Pernambuco, o Corpo de Bombeiros tem papel fundamental no Pacto pela Vida, colaborando para a redução da violência do Litoral ao Sertão. Na pandemia, especialmente no interior, os bombeiros atuaram diretamente no socorro e remoção de pacientes com COVID para unidades hospitalares, salvando vidas. Em nome dos pernambucanos, parabenizo e agradeço ao Corpo de Bombeiros de Pernambuco por toda sua história de dedicação à preservação da vida e do bem-estar social”, declarou o governador Paulo Câmara, em vídeo de homenagem à instituição.

Nos últimos anos, a corporação passou por importantes avanços e melhorias, com a interiorização dos serviços dos bombeiros em Serra Talhada, Arcoverde, Carpina, Surubim, Petrolândia, Araripina, Palmares, Macaparana, São José do Egito, Bonito, Toritama, Gravatá, São José do Belmonte, Ouricuri, Goiana, Pesqueira, Afogados da Ingazeira e Bom Conselho. Também houve a aquisição de equipamentos, viaturas e reforço de efetivo, a partir de concursos. Até o ano que vem, contando com os que estão na academia de formação, 210 soldados e 55 oficiais serão incorporados às fileiras da corporação.

“Nos momentos mais difíceis, os bombeiros estão sempre lá de prontidão, resgatando, salvando, combatendo incêndio, prevenindo acidentes e desastres. Em Pernambuco, o Corpo de Bombeiros está na vanguarda atuando diretamente na segurança pública salvando vidas. A corporação atua nas ações do Bar Seguro, que são fiscalizações em locais que têm um aquecimento de crimes contra a vida, e no projeto Vidas Salvas em que o Corpo de Bombeiros executa o resgate e o atendimento pré-hospitalar de qualidade. Sem o elemento humano nada disso seria possível. O Pacto pela Vida, que é o programa de segurança pública de Pernambuco, tem uma palavra que é fundamental: a integração. Sabemos que a integração acontece porque as pessoas que compõem essas instituições trabalham em conjunto em prol de uma segurança pública melhor. Vocês que estão sendo agraciados tem feito com que essa integração surta os efeitos esperados na mudança da perspectiva da segurança pública do nosso país. Muito obrigado e parabéns pela comenda recebida”, ressaltou Humberto Freire, secretário de Defesa Social de Pernambuco.

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco foi instituído no dia 20 de outubro de 1887. Com o lema “Vidas alheias e riquezas salvar”, a corporação realiza inúmeras e diversas ações operacionais, preventivas e educativas. Os integrantes dos Grupamentos de Bombeiros combatem incêndios, fazem resgate de acidentes terrestres e aquáticos, realizam atendimento pré-hospitalar, vistorias, fiscalização em imóveis industriais, comerciais e residenciais, além de atuarem em eventos turísticos e culturais.

“A entrega da comenda é o reconhecimento da Corporação aos bombeiros militares que praticaram atos heróicos e as autoridades que ajudaram o Corpo de Bombeiros a expandir suas atividades e prestar serviços mais eficazes”, afirmou o comandante geral do CBMPE, coronel Rogério Coutinho. A programação dos 134 anos da instituição encerra-se no próximo domingo, com um passeio ciclístico da Família CBMPE.

Foto: Elvano Nazir/Divulgação SDS