28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Crianças on-line: Polícia Civil alerta sobre os cuidados nas redes sociais

533cd238-7cdb-47aa-a251-6cd5d541ecbf.jpg

 

Crianças on-line: Polícia Civil alerta sobre os cuidados nas redes sociais

O Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA) destaca que pais devem ficar vigilantes em relação aos conteúdos que os filhos acessam

Com o fácil acesso às redes sociais e a vasta quantidade de plataformas on-line, tornou-se um desafio para as forças de Segurança Pública de Pernambuco alertar pais e responsáveis sobre os perigos das redes ao alcance de crianças e adolescentes, principalmente em períodos de férias escolares. Com o tempo livre, aparelhos eletrônicos, internet e redes sociais acabam estando presentes na maior parte do dia das crianças, e aprender a dosar é uma questão necessária. E a Secretaria de Defesa Social (SDS), através da Polícia Civil, alerta para medidas que visam um equilíbrio entre os cuidados de proteção e o melhor aproveitamento do meio digital.

De acordo com o delegado especial de polícia, Darlson Freire, é vasta a quantidade de plataformas que as crianças têm livre acesso. Por isso, é preciso entender que todos os sites, redes sociais e streaming representam um risco. “O acesso a conteúdos inadequados, a capacidade de compreensão das crianças e adolescentes fica facilitada, assim, com uma vulnerabilidade a conteúdos considerados perigosos, o público infantil e juvenil fica exposto a possíveis casos de violência, bullying virtual e até mesmo a conteúdos de caráter sexual. Por isso, é fundamental adotar certas medida”, explica.

 

Segundo o delegado, uma boa maneira de começar a estabelecer limites sobre o que pode ou não fazer na rede on-line, é definir um acordo. “Manter um diálogo aberto com o filho e explicá-lo sobre os perigos do mundo virtual são formas dele entender a necessidade e a importância de certas responsabilidades”, defende. O delegado passa, ainda, outras dicas que podem ajudar nesta conversa:

  • Negociar o tempo diário de telas dos seus filhos. Assim, é possível organizar os horários de estudos e outras atividades que também são prazerosas, como passear e praticar atividade física;
  • Orientar e acompanhar o que é compartilhado e acessado;
  • Colocar senhas e espelhar o celular das crianças, permite que os responsáveis acompanhem de longe o que é acessado;
  • E, caso o responsável identifique algo estranho ou que cause desconforto, se for possível, dê print na tela, para somar à denúncia, e busque ajuda policial.

É fundamental ter a consciência de que as crianças podem, sim, utilizar a internet, mas, de forma orientada e acompanhada. Proibir o uso não educa e não previne que crimes ocorram. “A internet continua sendo uma importante tecnologia de comunicação, estudos e diversão. A privação não é necessária, mas é importante que seu uso seja com limites e regras. E ter a participação do adulto é uma forma de ensinar e assegurar um uso consciente a esses jovens”, finaliza.

 

Denúncias ligadas à criança e adolescente:

 

A DPCA funciona das 8h às 18h horas, na Rua Benfica, 1008, na Madalena. E mais informações podem ser repassadas pelo telefone: (81) 3184-3576. Mas, em caso de emergência policial, acione a Polícia Militar pelo 190 e/ou procure a delegacia mais próxima.