Operação Pernambuco Seguro reforça investigações e policiamento nas ruas

A Secretaria de Defesa Social (SDS) lançou, nesta quinta-feira (12/01), a Operação Pernambuco Seguro, com o objetivo de aumentar a presença de policiais militares nas vias públicas, prevenindo e coibindo roubos e furtos.  A Polícia Civil, por sua vez, está intensificando investigações e operações visando à desarticulação de grupos envolvidos na prática de homicídios (tentados e consumados), crimes patrimoniais e violência contra a mulher, entre outros. Nesse compromisso firmado com a segurança pública, o Governo de Pernambuco está investindo, em jornadas extras de policiais, R$ 7,5 milhões a cada mês. O lançamento da Operação Pernambuco Seguro ocorreu ao meio-dia, no Comando Geral da PMPE, no Quartel do Derby, com a presença dos comandantes e feches das quatro operativas da SDS.

Na Polícia Militar, esse investimento possibilita a ampliação de 30% no efetivo empregado nas vias públicas do estado, do Litoral ao Sertão. Esses profissionais reforçam, especialmente, corredores de grande fluxo, centros comerciais, setores bancários, orlas, parques, ciclovias e ciclo faixas, áreas de lazer e espaços de convivência. “Estamos envolvendo, nesse esforço concentrado, 26 batalhões de área e 14 unidades especializadas. Em um período de verão, pré-carnavalesco, com atividade comercial aquecida e retomada do turismo, após anos de pandemia, estamos aumentando significativamente nossa presença, prevenindo delitos, realizando especialmente o policiamento a pé, mais próximos da população, integrados ao dia a dia das pessoas”, explica o comandante geral da PMPE,  coronel Tibério César dos Santos.

Na Polícia Civil, estão sendo reforçadas as escalas de plantão, operações e investigações desenvolvidas pelos departamentos de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), Homicídios e Proteção à Pessoa e Polícia da Mulher (DPMul) . “Montamos uma força-tarefa para investigar e reprimir esses crimes que atingem gravemente, deixando sequelas, não apenas as vítimas, mas famílias inteiras. Nosso foco é ampliar a resolução de inquéritos de roubos e furtos, atacando toda a cadeia envolvida em crimes patrimoniais, incluindo a receptação, que alimenta essa prática, e também identificar e levar ao sistema de justiça criminal os agressores de mulheres, seja na forma da violência doméstica e familiar, estupros, feminicídios. Estamos focando também na resolução de inquéritos de crimes contra a vida, incluindo aí não apenas os casos tentados de homicídios e feminicídios, mas também as tentativas. Temos a confiança de que podemos fazer mais e melhor pela proteção da nossa população. A operação Pernambuco Seguro faz parte dessa nova forma de ver e gerir a segurança pública no nosso Estado, conforme determinação da governadora Raquel Lyra. O trabalho está só começando”, define a chefe da PCPE, delegada Simone Aguiar.

Ela reforça que, dos casos recentes de assaltos na Zona Norte do Recife, alguns dos quais envolvendo ciclistas, estão sendo devidamente investigados. “Já identificamos suspeitos e estamos em diligências para efetuar prisões. Importante que a população preste queixa, colabore com nosso trabalho. Somente assim, poderemos comprovar crimes e oferecer denúncia ao sistema de justiça criminal”, alerta.

Além de PMPE e PCPE, o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Científica também estão envolvidos nas ações integradas. O CBMPE intensificará fiscalizações, operação Bar Seguro, remoções e salvamentos de acidentados e vítimas de violência, enquanto a Polícia Científica ampliará a realização de exames e perícias com o objetivo de apontar autores e comprovar a prática de crimes patrimoniais, contra a vida, sexuais e os diversos tipos de violências contra mulheres.

00MEDEIROS SDS (236).JPG                              00MEDEIROS SDS (135).JPG

00MEDEIROS SDS (41).JPG                              00MEDEIROS SDS (18).JPG