SDS homenageia destaques da Força-Tarefa Coletivos

SOLENIDADE FT COLETIVOS (3).jpg

Na solenidade, foi demontrada a análise dos dados de roubos aos coletivos, com destaque para o aumento da produtividade das equipes policiais

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (21/12), no auditório da Secretaria de Defesa Social (SDS), 61 integrantes da Força-Tarefa Coletivos foram homenageados com a entrega de certificados pelo destaque operacional de combate aos crimes dentro do sistema de transporte público metropolitano do Recife e RMR. A premiação, que acontece anualmente, é um reconhecimento ao trabalho desempenhado com foco na redução dos índices de roubos a coletivos, por policiais militares, civis e rodoviários federais, além de servidores do Consórcio de Transporte Metropolitano Grande Recife.

A solenidade reuniu homenageados, diversas autoridades das forças de Segurança do Estado e demais convidados. A iniciativa da SDS é um incentivo a todos os que executam atividades no âmbito das ações desenvolvidas pela força-tarefa Coletivos, tanto no policiamento ostensivo, com abordagens e rondas preventivas nos principais corredores de transporte público, quanto nas investigações.

Em seu discurso, a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, coordenadora da FT Coletivos, elogiou o desempenho e compromisso de todas as equipes que compõem a força-tarefa, fazendo um reconhecimento especial ao coronel PM João Barros, coordenador-adjunto da força-tarefa. Destacou, também, ser uma das ações de maior relevância da SDS, uma vez que os profissionais atuam para garantir a segurança no transporte de maior fluxo populacional. “Teremos um ano de 2024 muito desafiador, mas tenho certeza de que vamos superar as adversidades e bater todos os recordes e números de produtividade”, pontuou a secretária executiva.

Na ocasião, além da entrega de certificados, houve a apresentação dos resultados deste ano pelo tenente-coronel Jonas Moreno, gerente de Análise Criminal e Estatística (GACE/SDS), que demonstrou a análise dos dados de roubos aos coletivos que é feita rotineiramente. Com base nas estatísticas, a  FT Coletivos vem trabalhando ativamente, apresentando bons resultados ao longo dos últimos anos. “Apesar de termos registrado, desde o início do ano até o momento, 588 casos de roubos a ônibus estamos sinalizando que este será o terceiro melhor ano da série histórica, desde 2015”, esclareceu o tenente-coronel, acrescentando que as Áreas Integradas de Segurança (AIS) com os melhores índices de redução de roubos a ônibus foram a AIS-4 (Recife Zona Oeste), com -45,2%, e a AIS-10 (Cabo e Ipojuca), com -45,6%.

O gerente da GACE destacou, ainda, que este ano foi marcado pelo aumento da produtividade das equipes policiais, as quais realizaram em 1.013 prisões. Outros números importantes da produtividade nas abordagens aos ônibus foram destacados, tais como: 388 celulares recuperados; apreensão de 15 armas de fogo e de 334 armas brancas. Quanto às abordagens, foram cerca de 795 mil pessoas e 125 mil veículos abordados. A Polícia Civil, por sua vez, já remeteu para justiça, de janeiro a novembro deste ano, 90 inquéritos tendo como autores assaltantes de ônibus e deu cumprimento de 36 mandados de prisão de assaltantes de ônibus.

Estiveram presentes na cerimônia o comandante geral da Polícia Militar, coronel Tibério César dos Santos; o diretor de Planejamento Operacional da PM (DPO), coronel Alexandre Tavares; a delegada Beatriz Fakih, da Diretoria Integrada Metropolitana; o superintendente do Departamento de Polícia Rodoviária Federal de Pernambuco, Alexandre Rodrigues da Silva; o promotor Leonardo Caribé, da Promotoria de Justiça de Transportes da Capital; e o diretor do Consórcio de Transporte Metropolitano Grade Recife, Matheus Freitas; o gerente de Planejamento da Nova Mobi Diego Santos; o diretor Adjunto da Inteligência da OM; os comandantes dos Batalhões premiados e os delegados seccionais, além de representante da Secretaria de Planejamento Gestão e Desenvolvimento Regional.

FT Coletivos - Foi criada em agosto de 2017, através da Portaria nº 4383, e tem como objetivo o mapeamento permanente de ocorrências de roubo a ônibus em todo estado de Pernambuco. Reuniões semanais são realizadas com as unidades operacionais das Polícias Civil e Militar, a fim de mapear locais e horários mais frequentes de ocorrências de roubos a ônibus. A partir desse estudo, traçam-se as estratégias de redução aos índices de criminalidade.

FOTOS: Luciano Luck - Cicom/SDS

SOLENIDADE FT COLETIVOS (5).jpg