PE reduz mais homicídios que a média nacional

Depois de liderar o ranking de retração dos crimes contra vida em 2018, Estado voltou a ser destaque no projeto Monitor da Violência, do portal G1, que analisou o 1º quadrimestre de 2019

Pernambuco mantém um ritmo de redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) superior à média dos demais estados brasileiros, segundo o projeto Monitor da Violência, do portal de notícias G1 em parceria com o Núcleo de estudos da Violência da Universidade de São Paulo e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Em reportagem publicada nesta quarta-feira (12/06), o índice nacional de diminuição nos quatro primeiros meses de 2019 foi de 23% em relação ao quadrimestre inicial de 2018, enquanto em Pernambuco os casos de homicídio recuaram em 24,2%.

Acesse aqui a reportagem do G1 Pernambuco

Acesse aqui a reportagem do G1 Nacional

A queda nos índices mensais de homicídios em relação ao ano anterior é observada em Pernambuco desde dezembro de 2017, isto é, há 18 meses. Graças ao esforço integrado do Pacto Pela Vida (PPV) - política pública estadual que há 12 anos vem combatendo a criminalidade com envolvimento de diversas instituições governamentais e da sociedade civil -, o Estado já havia sido o que mais havia freado os CVLIs no Brasil em 2018 frente a 2017. Tanto em percentual (-23%) como em dados absolutos (-1.257) Pernambuco foi a unidade da federação que mais se destacou.

Monitor da Violência do G1: PE foi o estado que mais reduziu homicídios

De janeiro a abril de 2019, em Pernambuco houve 386 mortes violentas a menos do que nesse período em 2018 - caindo de 1.592 para 1.206 ocorrências. Ao portal G1, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, ressaltou o reforço das forças de segurança pública no interior como um dos fatores decisivos para conter esse tipo de crime. Especialmente ao fortalecer o combate ao tráfico de drogas, motivação direta ou indireta de cerca de 70% homicídios.

“Dentro dessa política, existem diversos fatores que contribuem para a redução da violência no estado. Em 2017, fizemos um plano para aumentar o efetivo e para interiorizar as polícias Civil, Militar, Científica, do Corpo de Bombeiros, para estarem mais presentes nas outras regiões do estado. Já começamos a enxergar essa redução no segundo semestre daquele ano”, afirma o secretário na reportagem.