Segurança pública de Pernambuco garantiu tranquilidade no Galo

GALO CARNAVAL 2023 1

Efetivo de 4.220 profissionais das operativas da SDS proporcionaram uma folia segura para os 2,5 milhões de foliões que marcaram presença no retorno da maior agremiação carnavalesca do País

O Galo da Madrugada voltou a desfilar sua alegria pelo Recife após dois anos, com a paz garantida pela forte presença das forças de segurança pública em todo o percurso. Para cuidar da multidão de 2,5 milhões de pessoas que coloriu o Centro do Recife, o Governo de Pernambuco garantiu 4.220 profissionais de segurança pública, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas. A governadora em exercício, Priscila Krause, e a secretária de Defesa Social do Estado, Carla Patrícia Cunha, cumprimentaram logo cedo os profissionais e agradeceram pelo empenho no trabalho pela segurança dos pernambucanos e visitantes.

A Polícia Militar garantiu o patrulhamento a pé e motorizado, com equipes da Rocam em motocicletas e mais policiais em viaturas. Postos de observação montados em plataformas elevadas asseguravam a visualização do movimento e proporcionaram uma resposta ainda mais rápida do efetivo. A PMPE contou, ainda, com o reforço do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), que se deslocaram do interior especificamente para atuar no Galo.

Já o Corpo de Bombeiros Militar atuou em terra e nas águas do Rio Capibaribe em salvamento, resgate e atendimento pré-hospitalar. O Grupamento de Bombeiros Marítimo esteve a postos nas margens do rio e com três embarcações no leito. Já nas ruas do Centro, também havia plataformas elevadas de observação para agilizar o atendimento a quem precisasse.

A Polícia Civil se fez presente durante o Galo com duas Delegacias Móveis - uma na Rua da Aurora e outra na Praça do Diário - e plantões reforçados nas Delegacias de Afogados, Rio Branco e Boa Vista, além da Delegacia de Crimes Cibernéticos. Nas Delegacias Móveis, o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB) lançou o serviço Identidade Cidadã, que emitiu de imediato carteiras de identidade a foliões que comunicaram roubo, furto ou extravio do seu documento.

Profissionais da Polícia Científica atuaram nos Postos de Comando Integrado da Estação Central do Metrô e do Fórum Thomaz de Aquino, dando apoio inclusive ao Juizado do Folião, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Os plantões do IML e do Instituto de Criminalística foram reforçados para o Galo, como será durante toda a folia.

Pelo Grupamento Tático Aéreo da SDS (GTA), três helicópteros sobrevoaram todo o percurso do Galo para dar apoio estratégico ao trabalho do efetivo que estava em terra. Profissionais do Ciods, Ciids, Corregedoria Geral e outros setores da SDS uniram-se a esse trabalho integrado para que os foliões não tivessem outra preocupação a não ser brincar o Carnaval.

Fotos: Carlos Medeiros e Djair Pedro / SDS

GALO CARNAVAL 2023 10