Operação Quarentena: órgãos intensificam ações para ampliação do isolamento

DSC_0472.JPGA Secretaria de Defesa Social (SDS) realizou, na tarde desta quinta-feira (21/05), no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), uma videoconferência para avaliar e planejar o reforço das ações que vem sendo desenvolvida na Operação Quarentena. A reunião, além da SDS, contou com a participação de representantes das polícias Civil e Militar; Corpo de Bombeiros; Procon; Detran; Apevisa; Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Secretaria de Planejamento e Gestão; Secretaria de Políticas de Prevenção às Drogas, assim como de representantes dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata.

Nessas cinco cidades, a quarentena mais rígida estabelece que, até 31 de maio, a população só poderá sair de casa para atividades essenciais, como ir ao supermercado, padaria e farmácia, ou para atendimento médico. No caso de o deslocamento ser feito utilizando veículo, será preciso respeitar um rodízio: placas terminadas em número par só podem circular em dias pares. As terminadas em número ímpar, só podem circular em dias ímpares. Assim, pontos de bloqueios foram montados em todas as cidades, assim como equipes volantes têm realizado ações de choque de ordem em áreas de grande aglomeração, fiscalizando o funcionamento dos comércios não essenciais, bares e restaurantes.

Durante o encontro, os presentes tiveram a oportunidade de fazer um balanço de seus trabalhos, elencando os pontos fortes e as necessidades de melhorias. Assim, foi possível trocar experiências e planejar novas ações coordenadas com o intuito de já neste final de semana, atingir a meta de isolamento social estabelecida em 70%.

“Além de avaliarmos as ações que têm sido realizadas até aqui, essa reunião teve o intuito de planejar o reforço dos trabalhos. Nossa expectativa, por exemplo, é aumentar as operações de choque de ordem, assim como os próprios pontos de bloqueios para, assim, chegarmos já neste final de semana a um isolamento social acima do obtido nos últimos dias. Obviamente, o êxito desse trabalho depende não apenas do poder público, mas da consciência dos cidadãos”, explica o secretário executivo de Defesa Social, Humberto Freire.