Governador dá as boas-vindas aos novos agentes da Polícia Civil

Solenidade marcou a aula inaugural dos 511 futuros agentes da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções, Olinda. O curso é a última etapa do concurso público, e os aprovados começam a atuar nas delegacias do Estado já no início de 2020

AULA INAUGURAL PCPE 12.08.2019 Editada 2Os 511 aprovados no concurso de agente da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deram início nesta segunda-feira (12/08) ao Curso de Formação da Academia Integrada de Defesa Social (Acides), em solenidade comandada pelo governador Paulo Câmara. A cerimônia aconteceu no Auditório Tabocas do Centro de Convenções, em Olinda, e contou com a presença do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, e do chefe da PCPE, Joselito Kehrle do Amaral. É o começo da etapa final do concurso público, cujos aprovados vão reforçar as delegacias do Estado já no princípio de 2020.

No dia seguinte à abertura solene, os candidatos a agente de polícia deverão comparecer ao Campus de Ensino Recife da Acides, na Rua Tabira, nº 160, bairro da Boa Vista, Centro do Recife, a fim de confirmar a matrícula. No local, também terão orientações sobre o ambiente virtual de aprendizado, receberão o fardamento e poderão obter as demais recomendações relacionadas ao curso, que se inicia de imediato.

O Curso de Formação tem caráter classificatório e eliminatório, com 716 horas/aula, e segue até 27 de dezembro. Inclui disciplinas de áreas como Investigação Policial; Inteligência de Polícia Judiciária; Abordagem Policial; Armamento, Munição e Tiro; Direitos Humanos; Criminalística; Prática Policial; e Gerenciamento de Crises e Desastres. Enquanto frequentarem a Academia, os alunos têm direito a bolsa-formação de R$ 1.100. Ao fim do curso, os aprovados ficam habilitados para a nomeação e posse.

REFORÇO É MAIS DO QUE O DOBRO DAS VAGAS NO CONCURSO – Em fevereiro do ano passado, Paulo Câmara já havia convocado 850 classificados no concurso para diversos cargos na PCPE, entre eles 620 agentes. Esse efetivo já ultrapassava o quantitativo de vagas estabelecidas no edital, que era de 500. A partir do chamado da segunda turma, o número de novos agentes mais do que dobrou em relação ao que se previa no lançamento do processo seletivo.

Esse fortalecimento dos quadros da Polícia Civil vai ao encontro do crescente investimento na segurança pública do Estado, cujo orçamento em 2019 alcança a cifra de R$ 4,7 bilhões. “É um reflexo do tratamento prioritário que a segurança pública tem tido por parte do Governo de Pernambuco, o que já vem dando resultados expressivos na redução da criminalidade. Há quase dois anos, as estatísticas de crimes contra a vida e contra o patrimônio vêm caindo sucessivamente. Isso porque, entre outros fatores, temos hoje uma Polícia Civil entre as mais eficientes do País, com uma taxa de resolução de inquéritos de homicídios oito vezes mais elevada que a média nacional. Com mais esse reforço de mais de 500 agentes, sem dúvidas responderemos com ainda mais rapidez e efetividade à missão de garantir a tranquilidade dos cidadãos”, corrobora o secretário Antonio de Pádua.