Pernambuco apresenta programa Alerta Celular ao Ceará

Secretário de Defesa Social do Estado, Antonio de Pádua, visitou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Ceará (SSPDS – CE) nesta sexta-feira (22/02) e também conheceu sistema cearense de combate a roubos e furtos de veículos. Encontro visou, também, integrar bases de dados de segurança pública dos dois estados

O secretário de Defesa Social do Estado de Pernambuco, Antonio de Pádua, realizou na manhã desta sexta-feira (22/02), uma visita técnica às dependências da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS – CE), em Fortaleza. Acompanhado do secretário da SSPDS, André Costa, o gestor pernambucano apresentou os resultados do Programa Alerta Celular, desenvolvido pela SDS em Pernambuco, que cadastra e monitora celulares roubados ou furtados, com o objetivo de recuperar os aparelhos e devolvê-los a seus donos.

A intenção é que futuramente, o Ceará passe a utilizar essa tecnologia, que visa intensificar a redução nos números de Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP). “Uma vez cadastrado o celular da vítima, esse cadastro está acessível a todos os policiais que estão na rua fazendo policiamento ostensivo e abordagens. E eventualmente esses celulares que estão constando como roubados ou furtados podem estar na mão de qualquer pessoa na rua. Então se for localizado, a pessoa que está portando esse celular, será levada para a delegacia onde serão tomadas as medidas cabíveis”, destacou Antonio de Pádua.

PÁDUA NO CEARÁ 4 22.02.2019

Durante o encontro, Pádua conheceu também o funcionamento do Sistema Policial Indicativo de Abordagem (Spia), ferramenta criada pela SSPDS em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Assim como já ocorreu com Bahia e Paraíba, o Ceará visa integrar sua base de dados também com Pernambuco. Para o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), André Costa, o Spia tem sido um forte aliado no combate à mobilidade do crime, que parte do pressuposto que a maioria dos delitos é cometida a bordo de veículos automotores.

“Foi por meio do investimento em tecnologia, incluindo o Spia, e na expansão do sistema de videomonitoramento conectado à

Ciops, que o Ceará registrou em 2018 uma queda 16,3% nos números de roubos e furtos de veículos. É muito importante que possamos expandir a troca de informações e o compartilhamento de sistemas entre os estados. O crime não respeita fronteiras.

O secretário de Defesa Social de Pernambuco frisou, ainda, que a visita faz parte de um trabalho de integração entre os estados do Nordeste, especialmente com Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia. "Foi extremamente relevante conhecer o funcionamento do Spia, que é esse sistema de videomonitoramento e acompanhamento de placas de veículos, além de outras ferramentas que já se encontram em testes no Ceará. Com isso, a nossa intenção é levar essas boas experiências para Pernambuco."Então as nossas soluções precisam ser integradas”, salientou Costa.

PÁDUA NO CEARÁ 2 22.02.2019

Workshop - Continuando a visita técnica ao Estado do Ceará, Antonio de Pádua participou, na tarde desta sexta (22/02), de workshop promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), junto com o secretário da SSPDS-CE, André Costa, e com palestra do secretário Nacional de Segurança Pública (Senasp), Guilherme Cals Theophilo. A iniciativa, que também contou com a participação de pesquisadores de universidades brasileiras na área da segurança pública, ocorreu na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), em Fortaleza.

O objetivo do encontro consistiu em discutir e apresentar soluções na área da segurança pública do Ceará, tornando claro o papel de cada nível governamental e da sociedade, além de discutir medidas e considerar os enfoques de prevenção e repressão. O secretário de Defesa Social de Pernambuco participou da sessão de debates do evento, apresentando experiências exitosas do Estado na segurança pública.

Fonte: Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE)

Fotos: Aline Freires / SSPDS-CE