Oficinas do Juntos pela Segurança chegam ao terceiro dia com foco na administração prisional

10f13aec-bd8c-4b64-8998-953e5633b86c.jpg

Participantes tiveram como desafio discutir e levantar propostas dentro da temática, visando à elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social

As oficinas temáticas do Juntos pela Segurança chegaram ao final da primeira semana de trabalhos com saldo positivo, com a participação efetiva de servidores do executivo na discussão e levantamento de propostas para desdobramento das estratégias com vistas à construção do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. Nesta quinta (10/08), os participantes tiveram como desafio abordar questões relacionadas à administração prisional, um dos seis eixos temáticos previstos na nova política de segurança pública e defesa social do Governo de Pernambuco.

A partir das contribuições coletadas em todas as oficinas temáticas a serem realizadas, com a participação das instituições e da sociedade, objetiva-se construir um novo modelo de segurança pública, a partir de estratégias que gerem um novo impacto no ambiente, desenvolvendo ações concretas e objetivas em prol de toda a população.

Cumprindo o cronograma, a oficina administração prisional foi iniciada com uma apresentação dos pilares para o plano do Juntos pela Segurança, seguido do cenário em Pernambuco, indicadores e a metodologia de trabalho, que inclui os problemas estratégicos de cada área, composição dos grupos e ao final, apresentação das propostas e soluções. A mediação foi feita por consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Dentre os problemas estratégicos trabalhados na oficina foram abordados o déficit de servidores, limitação de investimentos em recursos humanos e saúde mental; superlotação e déficit de vagas; pouco investimento em sistemas de inteligentes de monitoramento da segurança e gestão de dados e a precariedade da infraestrutura das unidades prisionais e cadeias públicas. Ao final, foram apresentadas 40 propostas em prol de melhorias para o sistema prisional de Pernambuco.

Trabalhos seguem até final do mês - As 14 oficinas previstas estão sendo realizadas seguindo cronograma de trabalho, nos dois turnos, no prédio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag). Além de administração prisional, já foram abordadas as temáticas de prevenção social e polícia e defesa social. Os próximos temas serão sistema de justiça, ressocialização e cidades seguras. Representantes da sociedade civil organizada, municípios, legislativo estadual, pesquisadores e sistema de Justiça (Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública) também foram convidados a participar, a partir da próxima semana.

b907d4d8-04b5-472b-b564-e82d7f265849.jpg

2fad813b-fbbe-4ba7-ab36-4c9e2e0b51e6.jpg