Governo convoca 500 aprovados no concurso da PMPE

Novos alunos da corporação começarão curso de formação em 1º de julho e estarão aptos a policiar as ruas no início de 2020

O governador Paulo Câmara anuncia nesta quarta-feira (05/06), na sala de monitoramento do Pacto Pela Vida, a convocação de 500 aprovados no concurso de praças da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A reunião ocorrerá na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag), a partir das 9h. A previsão é de que, no início de 2020, esse contingente já esteja nas ruas reforçando a segurança pública de Pernambuco.

Os 500 novos integrantes da PMPE começarão em 1º de julho o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP), com duração de seis meses.  Essa é a última etapa do concurso, cujas provas objetivas se realizaram em agosto de 2018. Depois, os candidatos passaram por exame de saúde e teste de aptidão física, além da investigação social. Terminado o curso, eles estarão aptos a atuar no policiamento ostensivo.

Na avaliação do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, a ampliação do efetivo da PMPE é fundamental para que o estado fortaleça as ações de segurança pública, que há 18 meses apresenta redução nos homicídios e, há 21 meses, nos roubos. "Com a chegada dos novos soldados, reforçaremos unidades de policiamento especializado e também ostensivo, assim como daremos maior robustez às operações permanentes de policiamento, a exemplo das realizadas no entorno da Avenida Agamenon Magalhães, no bairro de Boa Viagem e na área central do Recife", afirma.

De acordo com o titular da SDS, dados preliminares já apontam que os índices de criminalidade de Pernambuco mantiveram a queda em maio deste ano. Nesse sentido, a convocação de mais 500 policiais militares contribuirá para o progresso desses resultados. "Pelo 18º mês consecutivo, teremos menos crimes letais contra a vida em comparação com o mesmo período do ano anterior, e a curva descendente se repetiu pelo 21º mês seguido no que diz respeito aos crimes contra o patrimônio. Mas é preciso avançar a fim de trazer ainda mais tranquilidade para o cidadão", frisa Antonio de Pádua.

Estavam inscritos no certame 81.396 candidatos, os quais disputavam as 500 vagas ofertadas. Os classificados para a etapa do curso de formação inicial receberão bolsa de R$ 1.100 pelos seis meses como alunos do Centro de Ensino Metropolitano I (CEMET I), localizado no bairro do Curado, Zona Oeste do Recife.

SEGURANÇA NOMEIA MAIS DE 7.000 SERVIDORES NA GESTÃO PAULO CÂMARA – Desde 2015, primeiro ano da gestão Paulo Câmara à frente do Governo de Pernambuco, 5.462 novos soldados e 38 oficiais passaram a integrar a Polícia Militar, totalizando 5.500 convocações em cinco anos. Em 2015 houve 1.998 nomeações, outras 169 em 2016, mais 1.476 no ano de 2017 e 1.319 em 2018, além dos 500 deste ano. Atualmente, o efetivo da corporação é de 19.564 policiais militares.

Somando-se os 5.500 da PMPE aos 1.579 profissionais incorporados às demais operativas da SDS ao longo desses cinco anos, o total de novos servidores nomeados para as forças de segurança pública chega a 7.079. Foram 860 para a Polícia Civil, 439 para a Gerência Geral de Polícia Científica e 280 para o Corpo de Bombeiros Militar. Atualmente, 80 aspirantes passam pelo Curso de Formação de Oficiais (CFO), iniciado em abril deste ano. Desses, 62 preparam-se para integrar o quadro de oficiais da PMPE e 18, do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Eles foram aprovados no concurso público de 2018, voltado para as carreiras de nível superior.

Foto: Hélia Scheppa / SEI