28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

MATA NORTE TEM NOVA UNIDADE DO CORPO DE BOMBEIROS

11 de Outubro de 2018

 

7º Grupamento do corpo de Bombeiros foi inaugurado em Carpina

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco recebeu mais uma estrutura de salvamento e prevenção, na segunda-feira (23/07), com a inauguração do 7º Grupamento de Bombeiros de Carpina. A solenidade contou com a presença do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua. A unidade atende 19 municípios da Mata Norte e conta com um efetivo formado por 30 bombeiros, sendo três oficiais e 27 praças.

Com duas viaturas, sendo um Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS) e veículo de Auto Resgate (AR), o 7º Grupamento tem capacidade para realizar os trabalhos de prevenção e combate à incêndios, salvamento terrestre, resgate de vítimas de trauma em via pública, assim como serviços técnicos.

“Os bombeiros têm um papel fundamental no combate aos incêndios, assim como no trabalho de resgate em acidentes. Assim, estamos trabalhando com o intuito de descentralizar essa atuação para termos resgates mais ágeis e prevenções mais efetivas, o que, sem dúvida, resultará no salvamento de muitas vidas”, destacou o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

Com um investimento de mais de R$ 580 mil, a unidade foi construída a partir de um projeto exclusivo de Pernambuco, na qual a estrutura do Quartel é composta por conteiners, o que gera uma economia de 70% dos valores de construção de unidades de bombeiros. A expectativa é que oito unidades sejam erguidas, em Pernambuco, nesse modelo.

A nova unidade faz parte da proposta de descentralização dos serviços oferecidos pelo Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE). A ampliação de grupamentos se tornou possível após a sanção da Lei Estadual nº 16.278, em dezembro de 2017. A expectativa é que, ainda este ano, novos serviços sejam inaugurados em São José do Belmonte, Bonito, Toritama, Arcoverde e Serra Talhada.