SDS discute operação de segurança estratégica para o desfile do Galo da Madrugada 2024

Em continuidade a um planejamento intenso iniciado no mês de outubro, o Grupo de Trabalho Carnaval da SDS continua promovendo uma série de reuniões setoriais com prefeituras municipais, organizadores de blocos e agremiações, além de órgãos parceiros, para garantir a tranquilidade dos moradores e turistas que vão curtir os festejos de Momo em 2024. Nesta terça-feira (12/12), foi a vez de promover o planejamento estratégico das ações de segurança do maior bloco carnavalesco do mundo: o Galo da Madrugada, que desfila no dia 10 de fevereiro marcando a abertura oficial da folia no Recife.

Acompanhada de integrantes do GT (Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica), a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira, comandou o encontro com representantes do bloco, da Neoenergia e dos Correios. Na ocasião, foram tratados temas como policiamento ostensivo, estrutura física, saúde e mobilidade. O principal objetivo é antecipar e minimizar qualquer situação que possa envolver as forças de segurança de Pernambuco.

“O Galo da Madrugada é uma atração de grande força e expressão cultural, por isso é extremamente importante um planejamento prévio de todos os atores envolvidos, tanto no que se refere ao lançamento de efetivo policial, quanto a postos de saúde, vias de acesso e saída de veículos, cabeamento elétrico e uma série de outras medidas que requerem uma análise com antecedência, a fim de garantir uma festa ordeira, segura e pacífica”, pontuou Dominique de Castro Oliveira.

A exemplo dos anos anteriores, em 2024 será lançado um grande esquema de segurança, envolvendo um esforço operacional conjunto de todas as operativas da SDS. “É uma operação grandiosa e que vem crescendo a cada ano, por isso envidamos todos os esforços necessários e fazemos um reforço expressivo do policiamento, inclusive com apoio de especializadas, com instalação de posto de comando e controle operacional na avenida Guararapes, delegacia móvel da Polícia Civil e demais ações estratégicas”, esclareceu o gestor de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel Marcelo Santos.

Além desta reunião setorial, também serão realizadas três vistorias técnicas no percurso do bloco para identificar possíveis irregularidades relacionadas às vias de acesso, trios elétricos, altura das fiações e estrutura dos camarotes, dentre outros aspectos, com intuito de minimizar os riscos, apontando as falhas e solicitando as intervenções necessárias aos responsáveis.

“O Galo da Madrugada é um grande parceiro do Carnaval de Pernambuco e das forças de segurança, por isso agradecemos o compromisso e a disponibilidade do Governo do Estado, através da SDS, para garantir o sucesso do desfile”, afirmou o vice-presidente do bloco, Rodrigo Menezes. Neste ano, a agremiação quebrou o próprio recorde, arrastando 2,5 milhões de foliões pelas ruas do centro do Recife.