28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

IML RECIFE INAUGURA NOVO ESPAÇO PARA ACOLHIMENTO DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

10 de Outubro de 2018

IML RECIFE INAUGURA NOVO ESPAÇO PARA ACOLHIMENTO DE VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA

 

O espaço é destinado ao atendimento de mulheres, crianças e adolescentes

Na manhã da próxima quarta-feira (10/10), o Instituto de Medicina Legal Antônio Persivo Cunha (IMLAPC) de Recife inaugurará um novo espaço de atendimento destinado a realização de perícias em mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência.

O novo espaço atende a determinação expressa da Lei 13.721 sancionada no dia 02 de outubro de 2018, que estabelece prioridade à realização do exame de corpo de delito quando se tratar de violência doméstica e familiar ou de violência contra crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência.

“Este novo espaço tem como principal compromisso oferecer prioridade a pessoas que necessitam de uma maior celeridade no atendimento rápido e acolhimento integral”, pontua o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

“O novo ambiente faz parte da política de humanização no atendimento, adotado pela Polícia Científica e que, sem dúvida, oferece resultados importantes na produção de provas materiais de crimes, além de promover o atendimento adequado”, afirma a gerente geral de Polícia Científica, Sandra Santos.

"A obtenção da prova material através da perícia médico-legal é uma etapa delicada, necessitando de técnicas e ambiente adequados de forma a evitar revitimizacao. Um ambiente acolhedor, humanizado e lúdico é fundamental para a abordagem de mulheres, crianças adolescentes", afirma o gestor do IMLPC, o médico legista Paulo Ernando.

O Polo Automotivo JEEP foi um grande parceiro, apoiando o projeto, numa clara demonstração de compromisso social.

Além do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, da Gerente Geral de Polícia Científica, Sandra Santos e do gestor do IMLAPC, Paulo Ernando; estarão presentes autoridades do Ministério Público de Pernambuco, da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente, do Departamento de Delegacia da Mulher, do Conselho Regional de Medicina, da Vara de Infância e Juventude, e da Vara da Violência contra a Mulher, dentre outros.