28° C

Secretaria de
Defesa Social

Corregedoria

GTAC - Grupo de Ações Táticas Correicionais

GTAC - Grupo de Ações Táticas Correicionais

Corregedoria

ALEXANDRE CALADO BOTELHO

WhatsApp Image 2019-09-18 at 11.40.52.jpeg

Natural de Recife - PE, 43 anos de idade, ingressou na Polícia Militar de Pernambuco por meio de concurso público no ano de 1995, atualmente é Oficial Superior do quadro operacional da referida Instituição.

Concluiu o Curso de Formação de Oficiais no ano de 1997 e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais no ano de 2012.

Bacharel em Direito, é Pós-graduado em Ciências Criminais Militares e especializado em Direito Público com ênfase em Processo Administrativo Disciplinar.
Lotado na Corregedoria Geral da SDS/PE desde o ano de 2003, já integrou a 7ª e a 5ª Comissão de Disciplina Policial Militar, exercendo a função de interrogante e relator, foi responsável pela instrução, análise e confecção de vários de Processos Administrativos Disciplinares, bem como, encarregado de outras modalidades de Procedimentos Administrativos Disciplinares individuais.

Integrou o Núcleo de Investigações do DEPINSP/GTAC, promovendo a instrução de Procedimentos Administrativos Disciplinares, e também atuou na função de Chefe de Equipe do GTAC, cujo mister principal é a fiscalização e Inspeção das atividades operacionais desenvolvidas pelas operativas da SDS.

Habilitado pela Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Pernambuco com os seguintes cursos na área jurídica:

Curso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo - Escola Nacional de Administração Pública – ENAP;

Curso de Provas do Processo Administrativo Disciplinar – Escola Nacional de Administração Pública – ENAP;

Curso de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário – Comitê Internacional da Cruz Vermelha & Ministério da Justiça;

Curso de Investigação Criminal - Secretaria Nacional de Segurança Pública;

Curso de Processo Administrativo Disciplinar – OAB/PE;

Curso de Processo Administrativo Disciplinar – SDS/PE;

Curso de Processo Administrativo Disciplinar Militar – SDS/PE.

Durante sua trajetória profissional, foi agraciado com a Medalha do Serviço Policial Militar de Prata, Medalha do Serviço Policial Militar de Bronze, Medalha do Mérito Policial Militar e Medalha do Mérito Bombeiro Militar, todos do Estado de Pernambuco.

Na área operacional, trabalhou no combate à criminalidade na Região Metropolitana da Capital Pernambucana no 1º (Olinda), 17º (Paulista), e 16º BPM (Recife – Centro), além de ter sido lotado no Batalhão de Polícia de Guardas - BPGd, atuando na coordenação de efetivo de segurança externa do então Presídio Profº Aníbal Bruno; No interior do estado – Zona da Mata sul, trabalhou no 10º BPM – Palmares. Participou de vários cursos de capacitação de abordagem e tiro policial, e de treinamento específico de Operações Policiais realizado na S.W.AT. do Departamento de Polícia do estado da Flórida/EUA.