Corregedoria

GTAC - Grupo de Ações Táticas Correicionais

TEN CEL PM ALEXANDRE CALADO BOTELHO

Botelho.jpeg

Natural de Recife - Pernambuco, com 45 anos, Ingressou na PMPE por concurso público no ano de 1995 e atualmente é Oficial Superior do quadro operacional da Polícia Militar de Pernambuco.

Concluiu o Curso de Formação de Oficiais – CFO - no ano de 1997 e o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO - no ano de 2012.

É bacharel em Direito, Pós-graduado em Ciências Criminais Militares e possui especialização em Direito Público com ênfase em Processo Administrativo Disciplinar.

Lotado na Corregedoria Geral da SDS/PE desde o ano de 2002, já integrou a 7ª e a 5ª Comissão de Disciplina Policial Militar, onde na função de interrogante e relator, foi responsável pela instrução de Processos Administrativos Disciplinares, bem como, encarregado de outras modalidades de PADs individuais, além de ter integrado o Núcleo de Investigações e chefiado equipe de fiscalização e inspeção das atividades operacionais desenvolvidas pelas operativas da SDS.

Assumiu a chefia do Departamento de Inspeção da Corregedoria Geral – DEPINSP - desde 2019, sendo responsável pela coordenação das equipes do Grupamento Tático de Ações Correcionais - GTAC – com atuação em todo o estado de Pernambuco, bem como, pelo controle e impulsionamento dos registros de ocorrências envolvendo servidores das operativas das SDS e controle das Investigações Preliminares promovidas pela Corregedoria Geral.

Habilitado pela Ordem dos Advogados do Brasil – seccional PE possui vários cursos na área jurídica, entre os quais:
- Curso de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo - Escola Nacional de Administração Pública – ENAP;
- Curso de Provas do Processo Administrativo Disciplinar – Escola Nacional de Administração Pública – ENAP;
- Curso de Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário – Comitê Internacional da Cruz Vermelha & Ministério da Justiça;
- Curso de Investigação Criminal - Secretaria Nacional de Segurança Pública;
- Curso de Processo Administrativo Disciplinar – OAB/PE;
- Curso de Processo Administrativo Disciplinar – SDS/PE;
- Curso de Processo Administrativo Disciplinar Militar – SDS/PE;
- Curso de Gestão de Pessoas - CEFOSP.

Durante sua trajetória profissional, foi agraciado com as seguintes condecorações: Medalha do mérito da Casa do Governador do Estado da Paraíba, Colar do mérito correcional da Corregedoria Geral da SDS/PE, e as Medalhas do Serviço Policial Militar de Prata e Bronze, Mérito Policial Militar e Mérito Bombeiro Militar, todos do Estado de Pernambuco.

Na área operacional, trabalhou no combate à criminalidade na Região Metropolitana da Capital Pernambucana no 1º BPM (Olinda), 17º (Paulista), e 16º BPM (Recife – Centro), além de ter sido lotado ainda no Batalhão de Polícia de Guardas - BPGd, onde atuou na função de coordenação de efetivo de segurança externa do então Presídio Profº Aníbal Bruno;

No interior do estado – Zona da Mata sul, trabalhou no 10º BPM – Palmares, tendo ainda realizado vários cursos de capacitação de abordagem e tiro policial, com participação em treinamento específico de Operações Policiais Especiais realizado na S.W.AT. do Departamento de Polícia do estado da Flórida/EUA.