28° C

Secretaria de
Defesa Social

Estatísticas

PRINCIPAL

PRINCIPAL

Estatísticas

 PAGINA INDICADORES

BANCO DE DADOS E METODOLOGIA

BANCO DE DADOS E METODOLOGIA

Pautada pela transparência, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco disponibiliza, mensalmente, estatísticas criminais para toda a sociedade. Desde 15 de julho de 2020, por determinação do secretário Antonio de Pádua Vieira Cavalcanti, a SDS ampliou o banco de dados para consulta pública, com detalhamento de crimes contra a vida e o patrimônio, estupro e violência doméstica e familiar.

Além de serem disponibilizados em planilhas e documentos em PDF, os indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais (homicídios), Crimes contra o Patrimônio (que englobam diversas modalidades de roubo e furto), violência doméstica e familiar contra a mulher e, ainda, de estupro, podem ser visualizados por meio de painéis que permitem acesso aos dados sob diferentes recortes. Os dados de cada mês são publicados até o 15º dia do mês subsequente.

Entre os novos dados que podem ser acessados, estão as especificações por sexo, idade, e comparações com anos anteriores, por meio de consulta das séries históricas de estatísticas criminais reunidas pela Gerência de Análise Criminal e Estatística (GACE) da SDS. Continuam disponíveis os dados por municípios e regiões do Estado. Também está público um dicionário de termos usados neste material, assim como a metodologia de coleta e consolidação de dados para cada tipo de crime, o que facilita a compreensão das estatísticas por parte de pesquisadores, autoridades policiais, gestores públicos e população em geral.

Para chegar a um formato que aliasse qualidade da informação e respeito à privacidade das vítimas e seus familiares, a GACE analisou legislações vigentes, a exemplo da Lei Acesso à Informação, e pesquisou experiências de outros Estados da Federação e do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através de seu Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

 

ACESSE OS RELATÓRIOS

 

                                                                              SUBISTITUIÇÃO CVP2