28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

COMUNIDADE SEGURA EMITE DOCUMENTOS GRATUITOS NO BAIRRO DE SÃO JOSÉ

Ação de cidadania da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC) da SDS atendeu estudantes que irão prestar provas e concursos, além da população em geral, na Escola Estadual Joaquim Nabuco

 

A Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Gerência de Prevenção e Articulação Comunitária (GPAC), promoveu mais uma edição do Projeto Comunidade Segura nesta terça-feira (23/04). A ação, que emite documentos gratuitos e leva palestras a estudantes da rede pública de ensino, desta vez atendeu a Escola Estadual Joaquim Nabuco, no bairro de São José, Centro do Recife.

 

A iniciativa atendeu a população com a emissão gratuita da segunda via da carteira de identidade, certidões de casamento, óbito ou nascimento e cadastros de pessoa física (CPF). De acordo com Flávio Queiroz, gerente da GPAC, além desta facilidade, a ação de hoje teve uma nova proposta, dando prioridade aos estudantes da escola que vão fazer provas que exijam documentos.

 

“Estamos tirando a primeira via de identidade para aqueles estudantes que vão fazer provas como Enem, concurso para estágio, os quais necessitam de documentação. Esta nova estratégia foi estudada por nós e pela escola, que disponibilizou a listagem para que os alunos pudessem ter acesso à emissão dos documentos.”, afirmou.

 

COMUNIDADE SEGURA SÃO JOSÉ 23.04 4Essa facilidade foi bem recebida e aprovada pelos estudantes. Um deles é João Victor, de 17 anos, que está decido a passar no vestibular para fisioterapia. “Muitos de nós não temos como tirar uma segunda via, ou até mesmo a primeira via do RG. Tenho certeza de que estar com os documentos em mãos já vai ajudar bastante”, afirmou.

 

Ainda durante o Comunidade Segura, houve palestras educativas com temas como bullying, prevenção ao uso de drogas, violência doméstica, respeito à diversidade, enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, tráfico de pessoas, cultura de paz, primeiros socorros, mercado de trabalho e identificação civil no estado de Pernambuco.

 

O evento contou com a participação de profissionais da GPAC, Polícia Militar,  Corpo de Bombeiros Militar, Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), do Comitê Estadual de Incidentes com Tubarões (Cemit), da Gerência de Integração e Capacitação da SDS (Gicap) e do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da SDS (NETP).