28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Polícia detém mulher que portava celular roubado

Consulta ao sistema Alerta Celular apontou que aparelho tinha registro de roubo. Caso ocorreu em Gravatá, em abordagem feita por policiais da 5ª CIPM

Policiais da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM) detiveram uma mulher pelo crime de receptação culposa no município de Gravatá, Agreste pernambucano, na tarde desta terça-feira (08/01). Em uma abordagem na Rua Izaltino Poggi, no bairro do Prado, o efetivo consultou o sistema Alerta Celular, da Secretaria de Defesa Social, para verificar se o aparelho tinha registro de roubo, o que se confirmou.

Por causa da restrição detectada, a mulher e o aparelho foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil da cidade, a fim de que fossem tomadas as devidas providências legais. A autoridade policial lavrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência em desfavor da suspeita.

ALERTA CELULAR – Trata-se de mais um caso de recuperação de telefone celular roubado a partir do uso do programa Alerta Celular. Desde sua criação pela SDS, em março de 2017, 183.016 aparelhos foram cadastrados no sistema, no qual os proprietários registram o número do IMEI. Caso tenham o telefone roubado ou furtado, devem fazer o boletim de ocorrência e atualizar o cadastro no Alerta Celular, que passará a informar sobre o roubo ou furto.

O programa alavancou a recuperação de celulares pelas polícias, além de contribuir para inibir o roubo de aparelhos. Desde a implantação do Alerta Celular, foi possível reaver 5.848 telefones que apresentavam registro de roubo no sistema. Entre janeiro e novembro de 2018, os roubos de celular caíram 26% em comparação com o período equivalente de 2017. Em números absolutos, foram 33.241 aparelhos subtraídos de maneira violenta nesses 11 meses de 2018, 11.745 a menos do que no ano anterior.