SDS reúne-se com secretarias municipais de segurança para traçar estratégias integradas

Primeiro encontro trimestral dos responsáveis pela segurança pública de municípios cobertos pela Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) com a pasta estadual ocorreu nesta terça-feira (09/04), sob coordenação do secretário Executivo de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, e da secretária Executiva de Gestão por Resultados da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, Pâmela Alves

As secretarias de Defesa Social (SDS) e de Planejamento e Gestão (Seplag) de Pernambuco promoveram, nesta terça-feira, a primeira reunião para delinear estratégias integradas de segurança pública com municípios cobertos pela Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) das operativas da SDS. Dez secretários municipais compartilharam experiências no encontro, realizado na sede da Seplag, no Recife, sob a coordenação do secretário Executivo de Defesa Social de Pernambuco, Humberto Freire, e da secretária Executiva de Gestão por Resultados da Seplag, Pâmela Alves.

REUNIÃO COM SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SEGURANÇA 10.04 5A cada trimestre, os secretários voltarão a discutir ações prioritárias e ajustes necessários a fim de progredir com a redução dos índices de criminalidade na região. "É de fundamental importância que troquemos experiências e informações sobre que iniciativas estão promovendo na área de segurança, socializando sugestões. Obviamente, esse feedback entre municípios e estado não se resumirá aos encontros trimestrais, deve ser constante. Sendo a segurança pública um setor que nos torna interdependentes, sabemos da necessidade de desenvolver políticas públicas em conjunto. Assim, teremos ações que trazem resultado na ponta, levando mais tranquilidade à população", avaliou Humberto Freire.

Na ocasião, a Gerência de Análise Criminal e Estatística da SDS (Gace) apresentou uma avaliação dos dados de cada município representado na reunião, com levantamento de áreas de risco e avaliação de pontos carentes de serviços públicos que podem influenciar as estratégias de combate à violência. O material foi entregue aos gestores municipais, que poderão utilizá-lo com vistas a nortear as ações de prevenção pertinentes às prefeituras.

O avanço na redução dos índices de homicídios e de roubos na RMR é prioridade. Somente nos dois primeiros meses de 2019, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) caíram em 34% nos municípios da região em comparação com janeiro e fevereiro de 2018, superando a meta do Pacto Pela Vida (PPV). Da mesma maneira, os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), que incluem todas as modalidades de roubo, reduziram-se em 20,65% no mesmo período.

Manter essa retração nos dois indicadores constitui um dos principais desafios da integração entre as secretarias. Por isso, a Seplag está gestando, junto aos municípios, políticas públicas municipais as quais se alinhem às metas do PPV. "Por meio dessa parceria entre estado e prefeituras, estamos desenvolvendo modelos de gestão na área de segurança pública que sejam mais eficazes", sublinhou a secretária executiva de Gestão por Resultados, Pâmela Alves.

REUNIÃO COM SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SEGURANÇA 10.04 3Participaram da reunião inaugural os secretários municipais da área de segurança de dez dos 15 municípios metropolitanos: Murilo Cavalcanti (Recife), Eden Vespaziano (Jaboatão dos Guararapes), Coronel Pereira Neto (Olinda), Elmo Freitas (Moreno), Osvaldo Morais (Ipojuca), Ivson Marcelo (Igarassu), Fábio Fonseca (Cabo de Santo Agostinho), Manoel Alencar (Paulista), Paulo Mendes (São Lourenço da Mata) e Tenente Edson (Itamaracá).

Também estiveram presentes o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kehrle; o diretor de Planejamento Operacional da Polícia Militar, coronel Roberto Santana; o diretor integrado da Polícia Científica, João César Ferreira; os diretores da Diretoria Metropolitana da PMPE, coronel Ricardo Barbosa, do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Erick Aprigio, e da PCPE, Ivaldo Pereira; os diretores da Diretoria Integrada Especializada da PM, coronel Fernando Aníbal, e da PC, Jean Rockfeller; o coordenador do Ciods, coronel Paulo Cabral; e o subcomandante do Grupamento Tático Aéreo (GTA), major Hanner.