Ação reúne SDS, Polícias Civil e Militar, além da Secretaria da Mulher, em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha

Shamar 2.jpg

Secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, fez a abertura do evento no Espaço Tacaruna Social

A secretária de Defesa Social, Carla Patrícia Cunha, acompanhada da chefe da Polícia Civil, Simone Aguiar e da Delegada da Mulher, Fabiana Leandro abriu, na manhã desta segunda-feira (21/08), no Espaço Tacaruna Social, a Operação Shamar (termo hebraico que significa: zelar, cuidar, proteger), que acontece em todo o Brasil, e vai até o dia 15/09. A ação se dá em comemoração ao Agosto Lilás e aos 17 anos da Lei Maria da Penha. Em Pernambuco, a operação está sendo coordenada pelo Departamento de Polícia da Mulher (DPMul/PCPE), em parceria com a Polícia Militar, Secretaria da Mulher, entre outros órgãos ligados à SDS.

O objetivo da operação é fortalecer o enfretamento à violência doméstica contra as mulheres em Pernambuco. A iniciativa começou com palestras e orientações para o público feminino e masculino do bairro de Santo Amaro, entre eles, estudantes e donas de casa da comunidade. “Iniciamos essa grande ação integrada com informação para esses públicos. E, a partir de hoje, também estamos intensificando um conjunto de ações, para o combate e enfrentamento da violência contra a mulher, em todas as delegacias e batalhões do estado. Vamos intensificar a apuração de ocorrências, a instrução e a conclusão de inquéritos; a representação e efetuação de prisão, além de busca e apreensão e busca e apreensão de armas de fogo”, detalhou a gestora do DPMul, Fabiana Leandro.

Durante todo o dia de hoje, até às 20h, está sendo disponibiliozada emissão de 500 carteiras de Identidade, pelo Instituto de Identificação Tavares Buril, em parceria com a Gerência Geral de Articulação e Prevenção Comunitária (GPAC/SDS). Além dos RGs, o público terá à disposição emissão de 300 CPFs (Cadastros de Pessoas Física) e 300 encaminhamentos para emissão da 2ª via da Certidão de Nascimento. Os serviços estão sendo disponibilizados no primeiro piso do Shopping Tacaruna.

Ainda dentro da programação, equipes de policiais civis e militares distribuíram o GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA DENÚNCIAS DE IMPORTUNAÇÃO SEXUAL E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, material que disponibiliza informações de onde e como as vítimas podem e devem buscar ajuda. A banda de música da Polícia Militar também marcou presença no evento, com o Hino de Pernambuco em ritmo nordestino e uma seleção de músicas tocadas em ritimo regional.

DIA D” – Um grande ato está programado para o dia 14/09, denominado DIA D, previsto para acontecer em todas as delegacias do estado. Serão ações preventivas e repressivas para combater a violência contra as mulheres, monitoradas no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).

FOTOS: Élvano Nazir/SDS

Shamar 3.jpg