PM reabre sonhos com a volta da equoterapia

Serviço oferecido para os familiares de policiais com necessidades especiais é mais uma atividade voltada para melhorar a qualidade de vida da tropa

Na manhã desta terça-feira (09/04), na sede do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso (RPMon), foi realizada uma solenidade de reinauguração do serviço de Equoterapia da Polícia Militar de Pernambuco. O programa oferece um método terapêutico que utiliza cavalos para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo de pessoas portadoras de necessidades especiais. Essa ação é realizada pelo Centro de Assistência Social da PMPE (CAS), que tem a finalidade de melhorar a qualidade de vida dos integrantes da PM, bem como dos seus familiares que necessitam de apoio terapêutico e biopsicossocial.

No evento, estiveram presentes várias autoridades civis e militares, entre elas, o subcomandante geral da PMPE, coronel André Pessoa Cavalcanti, que ressaltou a importância desse tipo de trabalho para a corporação. “Nosso papel é ajudar e nos importar com todos, principalmente com nossos policiais e seus dependentes. Portanto, a equoterapia tem uma função primordial nesse apoio que buscamos oferecer. Sem dúvida, é um projeto essencial para nossa classe”, avaliou o coronel.

Além dele, a chefe do CAS, coronel Valdenise Salvador, contou um pouco sobre a história desse programa e seu funcionamento. “A equoterapia já existia desde 1997, mas estava desativada devido a alguns problemas estruturais do picadeiro e de doenças que acometeram os nossos cavalos na época. Mas hoje, através de sua reinauguração, convido toda família policial militar, que possua algum dependente portador de alguma necessidade, que se inscrevam nesse projeto. Dispomos de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais e técnicos nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, assistência social e fisioterapeutas, todos voltados para transformar a vida de quem precisa”, destacou Valdenise.

Durante a solenidade, houve uma pequena demonstração, para todos que estavam presentes, de como é realizado o serviço de equoterapia. Um dos beneficiados pelo programa e portador de necessidade especial, Cristian Gabriel, de 20 anos, subiu em um cavalo e passeou com o apoio da equipe de assistentes sociais e fisioterapeutas, quando recebeu estímulos e tratamentos específicos para a sua coordenação motora e desenvolvimento psicossocial. A mãe do Cristian, Tereza Cristina, falou bastante emocionada a respeito desse projeto e agradeceu pelo empenho prestado. “A emoção de ter esse trabalho de volta é imensa. Meu filho era criança quando iniciou essa atividade aqui e, na época, não conseguia andar. Após 3 anos de treinamento, ele saiu daqui andando. Foi uma revolução muito grande na vida dele e eu só tenho a agradecer. Retornar aqui e poder usufruir desse trabalho novamente é gratificante. Nada paga ver o sorriso estampado no rosto dele”.

Fonte: Assessoria da PMPE

WhatsApp Image 2019-04-09 at 14.50.56.jpeg