28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Mais de 7.800 lançamentos de efetivo no Carnaval de Olinda

Somente a PMPE planejou 4.800 postos de trabalho para atuar no Sítio Histórico e demais polos de animação da cidade, que conta ainda com 1.500 lançamentos da Polícia Civil e 869 do Corpo de Bombeiros Militar

 

Os foliões que brincarem nas ruas de Olinda no Carnaval 2020 podem contar com todas as forças de segurança da SDS, espalhadas pela cidade, em todos os dias da festa. Policiais militares, civis, científicos e bombeiros militares estão trabalhando para garantir que a brincadeira transcorra com tranquilidade. Somente da PM são mais de 4.800 postos de trabalho ativados ao longo da festa, fazendo o policiamento ostensivo nos focos de folia.

 

A PMPE conta, em Olinda, com unidades especializadas para a segurança: Companhia de Apoio ao Turista (CIATur), Batalhão de Trânsito (BPTran), Rocam, Radiopatrulha e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv). Destaque para o desfile do Homem da Meia Noite, que conta com cerca de 600 PMs fazendo o policiamento.

 

A Polícia Civil ativou mais de 1.500 postos de trabalho para todos os dias do carnaval em Olinda e disponibiliza a Delegacia Móvel na Rua do Farol, s/n, no Carmo. Já a Central de Plantões de Olinda funciona 24 horas na Casa dos Conselhos de Educação, na Avenida Sigismundo Gonçalves, 234, bairro do Varadouro.


Por sua vez, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco realiza 869 lançamentos. Atua com um caminhão de combate a incêndio, no Mercado Eufrásio Barbosa, em plataformas elevadas, lincadas ao SAMU e à rede de atendimento hospitalar do município, além de equipe aquática, com guarda-vidas e embarcações.


A Polícia Científica reforçou seus plantões com equipes extras no IC Recife (para perícias criminais em armas e drogas) e no IML Recife (para perícias médico-legais, através de exames traumatológicos e exames sexológicos), com equipes exclusivas para atender as ocorrências relativas aos focos de carnaval espalhados pela RMR.

 

MAIS RECURSOS - Para uma maior cobertura do carnaval, Olinda conta com duas Plataformas de Observação Elevada (POE), instaladas na PE-15, próximo à entrada do bairro de Guadalpe, e na Praça do Carmo.


E para quem, durante a brincadeira, perder o celular ou tiver o aparelho furtado, a SDS disponibiliza estandes de divulgação do Alerta Celular. No Carmo e no Largo do Amparo, o folião pode cadastrar o telefone ou obter outras informações sobre o programa que auxilia a polícia na recuperação de aparelhos roubados ou furtados.