Secretário recebe comitiva da China para troca de experiências sobre segurança

Encontro contou com a presença do diretor geral adjunto do Departamento de Segurança Pública da Província de Cantão, Jiang Lida, e da cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing, que trocaram informações sobre tecnologia e inteligência aplicadas à segurança com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antonio de Pádua, recebeu nesta quarta-feira (18/12) comitiva chinesa do Departamento de Segurança Pública da província de Cantão (Guangdong), liderada pelo diretor geral adjunto Jiang Lida, e a cônsul geral da China no Recife, Yan Yuqing, para intercâmbio de experiências em segurança pública com o país asiático. Durante o encontro, as autoridades enfocaram a troca de informações especialmente sobre tecnologia e inteligência policial.

No último mês de novembro, o secretário Antonio de Pádua esteve em visita técnica na cidade de Shenzhen, onde conheceu o centro de videomonitoramento. É uma das principais cidades da província de Cantão, que tem 150 milhões de habitantes. O efetivo local conta com 160 mil policiais, além do apoio de 200 mil policiais auxiliares que atuam desarmados. Também há 300 mil câmeras de segurança, algumas com reconhecimento facial - tecnologia que Pernambuco planeja implantar.

VISITA COMITIVA CHINA 18.12.2019 FOTO CLÁUDIA 2Na sede da SDS, o secretário agradeceu a disponibilidade da comitiva em conhecer a realidade pernambucana. Pádua apresentou a organização das forças policiais em Pernambuco, o balanço de redução de homicídios nos últimos dois anos e o modelo do Pacto pela Vida. "Essa troca de experiências e informações é fundamental para que possamos evoluir em nossas ações. Uma de nossas prioridades é investir na área de tecnologia, e pretendemos realizar intercâmbios de policiais para viabilizar isso", explicou.

Acompanhados do tradutor público Paulo Chen, os representantes do governo chinês apresentaram dados e particularidades sobre a segurança pública na província, como o número anual de homicídios (cerca de 1.000) e suas motivações, que em grande parte dos casos tem elementos passionais - diferentemente de Pernambuco, em que o tráfico de drogas está relacionado à maioria dos CVLIs. Ademais, o porte de armas de fogo pelo cidadão comum é proibido, o que faz com que a maioria desses crimes seja cometida com uso de armas brancas.

Segundo o diretor adjunto do Departamento de Segurança Pública da Província de Cantão, as oportunidades para um trabalho conjunto com Pernambuco estão garantidas. "Com certeza haverá esse intercâmbio entre os dois países, principalmente no que diz respeito ao treinamento policial em nível elevado", afirmou Jiang Lida, que deixou convite para que o secretário conheça o centro de monitoramento e de desenvolvimento de tecnologia para uso em segurança pública da província chinesa.

A cônsul geral da China no Recife reiterou que o Consulado fará todo o esforço para que a parceria se concretize. "Na China, temos um ditado que diz: se você dá uma mão, o outro precisa dar a outra mão também. Estamos certos de que haverá apoio mútuo na área de segurança pública entre China e Brasil", destacou Yan Yuqing.

Após a reunião, a comitiva da China visitou o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da SDS e manteve conversas com o chefe da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Vanildo Maranhão, e o chefe da Polícia Civil, Joselito Kehrle. Além do diretor Jiang Lida e da cônsul Yan Yuqing, integraram o grupo diretores das áreas de treinamento policial, equipamento policial, publicidade e cooperação internacional do Departamento de Segurança Pública de Cantão: Feng Xiaogang, Li Jichuan, Zeng Chuanwang e Luo Weishun, além do presidente da Associação Cantonesa na América Latina, Daniel Su.

Pela SDS, acompanharam a visita o secretário de gabinete, major Paulo Brandi, o gerente geral do Centro Integrado de Comunicação, Thiago Nunes, e a policial militar da Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur) Shin Wei Lin Vanderlei Shin, que atua como intérprete de mandarim.

Fotos: Djair Pedro/SDS