28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

PE MOSTRA EXPERIÊNCIA DO PACTO PELA VIDA NA REDUÇÃO DE ROUBOS E HOMICÍDIOS

PE mostra experiência do Pacto pela Vida na redução de roubos e homicídios

 

O secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua, representa o Estado no encontro, que começou hoje e vai até amanhã (21/11), em El Salvador. O sistema Koban, implantado no bairro de Boa Viagem, também será tema de painel

Pernambuco é o único estado do Nordeste das três unidades da federação brasileiras escolhidas pelo Ministério de Relações Exteriores para participar do Seminário internacional de Prevenção e Segurança Pública. O evento acontece hoje e amanhã (21/11), no Centro Internacional de Feiras e Convenções de San Salvador, capital de El Salvador.

O secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua e os oficiais da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Roberto de Santana, e capitão José Cícero de Oliveira Júnior, representarão Pernambuco em dois painéis. O primeiro será um intercâmbio de visão e experiências de instituições de segurança de quatro países: El Salvador, Brasil, Guatemala e Honduras.

Durante o primeiro painel, que ocorre hoje (20/11), o secretário de Defesa Social aborda os ajustes pelos quais o Pacto Pela Vida vem passando desde o segundo semestre de 2017. Outubro passado foi o 14º mês de redução consecutiva de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) e o 11º de queda seguida nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Estado. Com isso, no período de janeiro a outubro de 2018, foram salvas 1.013 vidas no Estado, considerando o número de homicídios no mesmo período do ano passado (3.563 vítimas este ano, contra 4.576 em 2017).

KOBAN - Já no segundo Painel, que será na manhã da quarta-feira (21/11), a exposição abordará a temática da Polícia Comunitária. Na ocasião, o capitão José Cícero de Oliveira, responsável pelo Koban em Pernambuco, apresentará os resultados do policiamento baseado no sistema japonês Koban, implantado no bairro de Boa Viagem, no Recife, em agosto deste ano.

O sistema Koban tem dado resultados significativos e cooperado para a redução dos índices de criminalidade. Nos primeiros 90 dias de atuação do novo modelo, em uma área de quatro quilômetros quadrados do bairro (delimitada pelas ruas Bruno Veloso, Barão de Souza Leão, Fernandes Simões Barbosa e Avenida Desembargador José Neves), a redução foi de 38% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), que incluem as diversas modalidades de roubos. O percentual de redução é ainda maior com relação aos roubos e furtos de veículos, com -69%.

O Koban tem uma filosofia de segurança baseada na prevenção, descentralização, proximidade e parceria com moradores e trabalhadores. Conta com diversas estratégias para envolver moradores, como os programas Vizinhos Protegidos, com participação de policiais em reuniões de condomínios; e Comércio Seguro, com atenção especial para áreas onde circula dinheiro vivo e estão mais suscetíveis a roubos e furtos.