POLÍCIA CIVIL DE PERNAMBUCO REALIZA CURSO SOBRE PAPEL DA PERÍCIA PAPILOSCÓPICA

2

O curso visa aprimorar a atuação de profissionais que desempenham serviço essencial na identificação humana e no combate à criminalidade.

A Secretaria de Defesa Social (SDS), através da Polícia Civil de Pernambuco, realizou no município de Vitória de Santo Antão, na manhã desta quinta-feira (07/12), um curso com o tema: “Papel da perícia papiloscópica em crimes contra o patrimônio” no 1º Encontro Técnico das Forças de Segurança. A abertura do curso contou com a participação da secretária Executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira; do prefeito de Vitória, Paulo Roberto Leite de Arruda e da chefe de Polícia Civil, Simone Aguiar. O curso foi realizado no auditório Tabocas, localizado na Centro Universitário Facol - UNIFACOL, em Vitória.

Entre os participantes estavam policiais civis e militares das Áreas Integradas de Segurança - AIS 11, 12, 13 da Zona da Mata e teve como intuito aproximar toda a estrutura do Instituto de Identificação Tavares Buril - IITB e os conhecimentos técnicos dos Peritos Papiloscopistas com a investigação policial. O conteúdo do curso abrange as áreas criminal e civil da identificação técnica, apresentando novas tecnologias, aspectos teóricos (antigos e novos) e científicos da ciência papiloscópica, proporcionando troca de experiências sobre o efetivo exercício das atividades, onde os servidores passarão a ter conhecimento mais detalhado das atribuições.

A secretária executiva, Dominique de Castro Oiveira, deu as boas vindas aos profissionais e garantiu a capacitação será extendida para todo o estado. “Começaremos aqui na Zona da Mata e logo iremos às outras regiões. As demandas da segurança pública são imediatas, e esse momento é ótimo para aprender mais, a fim de que possamos cumprir, ainda com mais excelência, nossas atividades e tarefas relacionadas a elucidação dos crimes, incluindo fornecer provas de qualidade”.

5

Também presente no evento, a chefe de polícia, Simone Aguiar, também ressaltou a importância desta capacitação. “Vivemos um momento em que novos investimentos estão chegando para nossa corporação e essa capacitação vem alinhada com novas instruções e tecnologias, para que possamos proporcionar uma resposta rápida e precisa, que vai desde a preservação do local do crime, pela Polícia Militar, até a identificação dos autores dos crimes patrimoniais e contra a vida”.

3

O papiloscopista Carlos Lins, lotado em Nazaré da Mata, era um dos que aguardavam ansiosamente pelo curso e ficou satisfeito com os primeiros conteúdos apresentados. “Esse momento de capacitação é importante, principalmente para as outras categorias, como a Polícia Militar, para terem maior conhecimento da nossa atuação enquanto perícia no trabalho com os materiais na elucidação dos inquéritos. Estou disposto a aprender e trocar experiência para melhor atender a sociedade”, completou.

Criado em 1909 e completando 114 anos de existência, o Instituto de Identificação Tavares Buril - IITB, realiza, dentre as suas atribuições, identificar criminalmente todas as pessoas encaminhadas pelas autoridades policiais ou judiciárias; identificar civilmente todas as pessoas que necessitam de prova de identidade; identificar através de meios técnicos-científicos cadáveres inclusive os desconhecidos; prestar informações sobre antecedentes criminais; identificação Neo Natal, além de realizar perícias em local de crime, quando requisitadas pelas autoridades policiais ou judiciárias.

4

O Instituto é responsável ainda pela emissão de mais de 60 mil cédulas de Identidade por mês, e pela guarda de mais de 12 milhões de prontuários de registro civil e 700 mil prontuários criminais, e utiliza hoje tecnologia de ponta com o que há de mais moderno no mercado mundial. O encontro visa ainda aproximar toda a estrutura do IITB e os conhecimentos técnicos dos Peritos Papiloscopistas com a investigação policial.