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SDS e seguradoras trocam experiências para o combate às fraudes

Pena para esse tipo de crime por ir de aplicação de multa ou reclusão de 1 a 5 anos

A Secretaria de Defesa Social (SDS) e o Sindicato das Empresas de Seguros Privados e Capitalização do Norte e Nordeste (SindsegNNE) realizaram, na manhã desta quarta-feira (10/04), no auditório da SDS, o seminário “Fraudes em Seguros”. O objetivo do encontro foi a troca de conhecimento e experiências entre técnicos das seguradoras, peritos criminais, policiais civis e militares para coibir a prática de ilícitos envolvendo contratos de seguros.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua; do presidente do  SindsegNNE, Múcio Novaes; do diretor de Especializadas da PM, coronel Fernando Aníbal; da delegada da Polícia Civil Morgana Bezerra; e do gerente-adjunto da Polícia Científica, perito criminal João César Ferreira. Os palestrantes foram Renato Roperto, diretor de Operações da Sul América Seguros, e Renato Orsi, diretor do Instituto de Aperfeiçoamento em Práticas de Advocacia.

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“Nossa gestão tem investido nas parcerias entre o setor público e o privado na busca de soluções e ações conjuntas que beneficiem a população. Como exemplo disso, temos as forças-farefas Bancos, Cargas, Coletivos, Alerta Celular, todos esses trabalhos desenvolvidos com empresas de cada setor e com resultados significativos na redução das mais diversas modalidades criminosas. No caso dos veículos, temos uma redução, este ano, de mais de 20% nos roubos e furtos desses bens. Essa nova parceria com o setor de seguros será importante na desarticulação de grupos criminosos”, explicou o secretário Antonio de Pádua. 

Fraudes

A fraude em seguros significa “obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio”. A pena vai da aplicação de multas até a reclusão de 1 a 5 anos. Os casos mais comuns de crimes ocorrem em sinistros de veículos, seguros de vida e para retirada de benefício em caso de acidentes. As polícias são fundamentais para a desarticulação de grupos organizados que atuam no setor, além de pessoas que atuam de forma isolada, tentando levar vantagem indevida. A orientação para consumidores é sempre pesquisar e conversar detalhadamente com seu corretor e ler atentamente o contrato antes de assiná-lo. Saber seus direitos e obrigações em caso de sinistros, roubos, colisões, incêndios e desastres é fundamental para evitar problemas futuros, atestam os especialistas.