São João 2019 tem reforço de 28.152 postos de trabalho da segurança

SDS divulgou esquema de policiamento e demais operações que garantirá a tranquilidade nos festejos juninos de 31 de maio a 30 de junho

Para garantir a animação dos 2,5 milhões de pessoas que vão circular pelos arraiais juninos do estado, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) lançará 28.152 postos de trabalho de policiais e demais servidores das forças de segurança durante o período de um mês de festejos. A Operação São João 2019 começa já na próxima sexta-feira (31/05) e prossegue até 30 de junho. Os detalhes do reforço do efetivo foram divulgados em entrevista coletiva nesta quarta (29/05), com o secretário Antonio de Pádua.

O trabalho dos servidores da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Polícia Civil (PCPE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMPE), Gerência Geral de Polícia Científica (GGPOC) se dará de maneira integrada com outros órgãos estaduais, municipais e federais, com o objetivo de reduzir os crimes contra a vida, as mortes e lesões no trânsito, os crimes contra o patrimônio, assim como os acidentes com fogos de artifícios e fogueiras.

DSC_0044.JPG

"Esse planejamento, que envolve tantos atores da segurança pública, ocorre com meses de antecedência justamente para manter o clima de paz social e a alegria característicos das festas de São João. Aproximadamente 600 festas e eventos serão atendidos pela SDS, com emprego de policiamento Civil, Militar e Corpo de Bombeiros e justamente pra atender essa demanda que descentralizamos os centros de comando e controle para os municípios de Caruaru e Serra Talhada, assim como vamos implantar delegacias móveis e estandes do Alerta Celular nos principais polos de festas”, explica o secretário.

EFETIVO DAS OPERATIVAS – Do total de postos de trabalho ativados para o São João em 2019, 17.290 são da PMPE, 4.457 integram a PCPE, fazem parte do 5.621 CBMPE, 431 são da Corregedoria Geral da SDS, 288 vêm da GGPOC e 65 do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Os recursos extras empregados na operação, para o pagamento de diárias dos servidores, são da ordem de R$ 2,5 milhões.

CARUARU – Em Caruaru, que tem mais de 400 atrações programadas, os postos de trabalho planejados para todo o período junino são, ao todo, 11.044. Desses, 8.777 compõem a PMPE, 1.203 estarão atuando pelo CBMPE, 728 são da PCPE, 250 atuarão pela Corregedoria, 56 integram a GGPOC e 30 trabalharão pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Na Capital do Forró, a SDS montou um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no pavilhão de eventos do Pátio do Forró, monitorando não só a cidade, mas também outros municípios do Agreste e da Zona da Mata. Nele, será feito o videomonitoramento da festa em todas as noites de evento no local.

MAIS VIDEOMONITORAMENTO – As câmeras auxiliarão o policiamento também no Recife e, no interior, em Arcoverde e Petrolina. Para acionar as equipes que estão em campo durante os eventos dessas cidades, funcionarão mais dois Centros Integrados de Comando e Controle, além do de Caruaru: um no Recife e outro com base em Serra Talhada, respectivamente.

DELEGACIAS MÓVEIS – Ainda em Caruaru, atuarão três Delegacias Móveis da PCPE: uma no Pátio de Eventos, uma no Alto do Moura e outra na Feira de Artesanato, sempre aos sábados e domingos. Contam com delegados, agentes e escrivães trabalhando em parceria com a Polícia Científica, que assim emitirá laudos técnicos de maneira mais rápida durante as ocorrências. Nos demais municípios, haverá reforço no quadro das delegacias fixas para atender à demanda da população.

Por outro lado, casos de menor potencial ofensivo, como furto ou perda de documentos, podem ser registrados na Delegacia pela Internet, nos sites www.sds.pe.gov.br ou www.policiacivil.pe.gov.br.

BOMBEIROS – O CBMPE estará presente nos principais focos de festividades com equipes avançadas de prontidão para resgate e salvamento, além de reforçar o combate a incêndios. Previamente aos eventos, a corporação já tem atuado na vistoria das estruturas montadas para os espetáculos, garantindo a regularidade técnica nos locais para a segurança dos participantes dos eventos.

DSC_0096.JPGALERTA CELULAR – O público de Caruaru, de Gravatá e do Recife poderá se cadastrar no programa Alerta Celular. Nos municípios do Agreste, haverá equipes da SDS nos respectivos Pátios de Eventos, enquanto na capital o atendimento se dará no Sítio da Trindade. O horário nesses locais será das 18h às 2h, no período de 22 a 24/06.

Registrando o IMEI do telefone no sistema da SDS e fazendo o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, o cidadão tem a chance de recuperá-lo caso seja vítima de roubo ou furto. Nas abordagens a suspeitos, policiais consultam o número do IMEI e, se o aparelho encontrado estiver com alerta de roubo no sistema, é possível devolvê-lo ao verdadeiro dono.

CORREGEDORIA – As equipes itinerantes de fiscalização e inspeção da Corregedoria Geral da SDS circularão pelos locais de atuação das forças de segurança, a fim de acompanhar qualquer ocorrência disciplinar ou criminal que envolva servidores da secretaria. Na sua sede, na Avenida Conde da Boa Vista, nº 428, Centro do Recife, também receberá denúncias dos cidadãos, aberta 24 horas por dia, e atendendo pelos telefones (81) 3184-2714 e 3184 2756.

OUVIDORIA – Já a Ouvidoria da SDS atuará de maneira itinerante no Pátio de Eventos de Caruaru, nos dias 14 e 22/06, das 10h às 18h. Em Gravatá, ficará de 21 a 24/06, no mesmo horário. Há a possibilidade também de contato pelo telefone gratuitamente, por meio do 0800-081-5001 ou do 181, para quem estiver em qualquer município, com horário das 7h às 19h entre 21 e 24/06.