Governo de Pernambuco amplia serviços no IML de Palmares

WhatsApp Image 2022-09-09 at 2.29.35 PM.jpeg

Governo de Pernambuco amplia serviços no IML de Palmares

O Governo de Pernambuco entregou mais um serviço para a população da Mata Sul, nesta sexta-feira (09). O Instituto de Medicina Legal (IML) de Palmares começa a fazer as perícias tanatoscópicas. Ou seja, de maneira prática, os casos de falecimento no município ou em cidades próximas, causados por crimes ou mortes violentas, não precisarão ser enviados ao IML de Recife, evitando mais sofrimento para as famílias que antes precisavam se deslocar 120 quilômetros para liberação dos corpos. A inspiração ocorreu às 10h50, com a presença do governador Paulo Câmara e do secretário de Defesa Social, Humberto Freire.

“Data importantissima com a inauguração do IML de Palmares, entregando equipamentos a sociedade da Mata Sul, que agora poderá realizar necropsias de vítimas de acidentes e crimes sendo feitas aqui mesmo na região. Foi um alto investimento da Secretaria de Defesa Social e do Governo do Estado, para que a gente possa servir melhor a população e levar cada vez mais segurança ao povo de Pernambuco, reduzindo cada vez mais os índices de criminalidade, como estamos reduzindo ano a ano, tanto que em 2021 tivemos os menores índices de homicídios e de roubo da história de Pernambuco. E prosseguiremos com investimentos fortes, como foi hoje cedo, com a inauguração da Delegacia da Mulher de Palmares e também com o recente anúncio de novos concursos, para que a gente possa ter novos efetivos em todas as forças de segurança do Estado, reduzindo a criminalidade e bem servindo ao cidadão pernambucano”, enfatiza Freire.

Atualmente, o IML Palmares já realiza exames traumatológicos, sexológicos, detecção de embriaguez, perícia de acidente de trânsito e coleta de material genético. Esse novo serviço de perícia tanatoscópica reforça a política de ampliação e descentralização da Polícia Científica pelo interior. O IML Palmares está localizado dentro da Unidade Regional de Polícia Científica (URPOC) da Mata Sul, onde também conta com uma unidade do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), além da área administrativa. O complexo, inaugurado em 2019, atende a população de 27 municípios, que são: Amaraji, Chã de Alegria, Chã Grande, Escada, Glória do Goitá, Gravatá, Pombos, Primavera, Vitória de Santo Antão, Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Gameleira, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Quipapá, Ribeirão, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, Sirinhaém, Tamandaré e Xexéu.

Com o novo serviço, o IML Palmares, que funciona 24 horas nos sete dias da semana, contará com 10 agentes de medicina legal e 11 médicos legistas. Antes da ampliação do serviço, a equipe era composta por 6 agentes de medicina legal e 5 médicos legistas. A unidade está equipada com macas, mesas de necropsias, câmaras frias, mesa de exame ginecológico, geladeira, impressora térmica, fontes de luz, sistema de exaustão, rabecão, além de outros insumos e equipamentos administrativos. Desde que foi inaugurado, já foram realizados 3.700 atendimentos no local.

URPOC - As Unidades Regionais de Polícia Científica (URPOCs) estão presentes em Caruaru, Petrolina, Salgueiro, Palmares, Nazaré da Mata, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Ouricuri. A unidade de Palmares conta com auditório, área de acesso de viaturas, alojamentos, refeitório para funcionários e motoristas, sala de atendimento para exames médico-legais, sala de análises e perícias criminais, setor administrativo, sala de resíduos, além de outras áreas de apoio. O investimento na construção do prédio foi de R$ 6.361.000,00.

Atualmente, a Polícia Científica de Pernambuco oferece perícia médico-legal em nove municípios e está presente em todas as regiões de Pernambuco. Em Petrolina, Caruaru, Recife e, agora, Palmares há o serviço de necropsia, além da perícia em vivos. Nas demais unidades, são feitas perícias apenas em pessoas vivas. As URPOCs fortalecem as investigações criminais e facilitam o acesso da população aos serviços de medicina legal e perícia criminal da Polícia Científica. São realizadas perícias em locais de crimes, exame de balística, identificação de fraudes em veículos, laboratório de drogas, entre outros serviços.