Alerta: cuidados com crianças e adolescentes redobrados no São João

DPCA.jpg

Em festas com grandes aglomerações, pais e responsáveis devem se manter próximos e conscientizar os filhos das ameaças

A segurança das crianças e adolescentes deve ser algo constante, mas nem sempre isso acontece. Por isso, a Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Civil, alerta para as situações que possam colocar em risco a integridade física e mental das crianças e jovens. É fundamental a atenção dos pais e/ou responsáveis em todos os momentos, principalmente, durante os períodos festivos, como por exemplo, o São João.

"Sabemos que as festas de São João costumam ser bem cheias. E em lugares de muita aglomeração, ter cuidado é essencial para que os pais não percam os seus filhos,” alerta Dr. Darlson Freire, delegado do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA). Ter pulseiras de identificação com nome completo, telefones e endereço é uma forma de sinalizar as crianças, mas nada substitui a Carteira de Identidade (RG). “Muitos não sabem, mas é possível emitir o RG de uma criança logo após o seu nascimento e segue sendo uma medida essencial na prevenção ao desaparecimento”, explica o delegado.

E para quem tem filho(a) adolescente, manter um diálogo aberto com os jovens é fundamental. Mesmo com diversos avanços, as redes sociais continuam sendo um meio de expor os menores a ameaças, deixando-os vulneráveis. É mais eficaz ensinar e prevenir dando ferramentas, para que esses jovens saibam agir quando tiverem que tomar suas próprias decisões. "Ter um bom relacionamento com seus filhos é essencial para orientá-los a não conversarem e não aceitarem convite de pessoas estranhas, a não irem a lugares desconhecidos e principalmente, saber com quem seus filhos andam e convivem", reforça.

Mas, tão importante quanto a prevenção, é saber como agir em um possível caso. De acordo com a Lei nº 11.259/2005 (Lei da Busca Imediata), a investigação do desaparecimento de crianças e adolescentes é realizada imediatamente após o registro do boletim de ocorrência. Não é necessário esperar 24 horas. Caso um menor de idade desapareça, procure imediatamente a delegacia mais próxima.

Denúncias ligadas à criança e adolescente:

A DPCA funciona das 8h às 18h horas, na Rua Benfica, 1008, na Madalena. E mais informações podem ser repassadas pelo telefone: (81) 3184-3576. Mas, em caso de emergência policial, acione a Polícia Militar pelo 190 e/ou procure a delegacia mais próxima.