28° C

Secretaria de
Defesa Social

Notícias

Forças-tarefas reúnem-se temporariamente na sede da SDS

FT BANCOS SDS 21 09 2021 2 EDITADA

Prédio que abriga o Ciods, no bairro de São José, está em fase de reparos na estrutura física, que devem ser finalizados até o fim de 2021. Enquanto durarem os serviços, atividades das forças-tarefas de combate à criminalidade ocorrerão no auditório da SDS

 

As atividades das forças-tarefas da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) estão ocorrendo temporariamente na sede da secretaria, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife. As reuniões que avaliam as estratégias de combate à criminalidade costumavam acontecer no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), que desde abril de 2021 passa por adequações na estrutura física. A previsão é que a unidade volte a funcionar em novembro deste ano.

 

Uma das primeiras reuniões a ocorrer na sala provisória foi a da Força-Tarefa Bancos, na manhã desta terça-feira (21/09). O secretário-executivo de Defesa Social, Rinaldo de Souza, coordenou o encontro, que contou com a participação de comandantes e chefes das quatro operativas da SDS - Polícias Civil, Científica e Militar, além do Corpo de Bombeiros Militar.

 

Desenvolvida desde 2017, a FT Bancos firmou parcerias com as instituições financeiras para troca rápida de informações e orientações de protocolos internos de segurança. Das reuniões, participam também órgãos federais de segurança, a fim de traçar estratégias com foco no policiamento dos corredores bancários e no mapeamento dos grupos criminosos. Como resultado, as investidas consumadas vêm recuando a cada ano. Somente entre janeiro e agosto de 2021, a diferença foi de -23%, com 10 este ano, contra 13 no anterior.

 

A reforma na sede do Ciods é realizada com recursos provenientes de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), de aproximadamente R$ 600 mil, para readequação da estrutura física.